Collective socio-environmental landscape: ecosophical experiences with rural women
DOI:
https://doi.org/10.11606/eISSN.2236-2878.rdg.2021.178230Keywords:
Interventions, Subjectivity, Social relations, Relationship with the environmentAbstract
The objective of the study is to investigate changes in the relations of rural women with the socioenvironmental landscape through participatory methodologies, provoking experiences, in order to analyze the emergence of a collective eco-environmental socio-environmental landscape. Intervention research was used as method, supported by bibliographic, documentary and field studies. The field research included experiences with nature and individual and group interviews, in addition to direct observation. As a result, we highlight the emergence of individual and collective socio-environmental landscapes mediated by the three ecologies proposed by the ecosystem perspective. The experiences strengthened rural women's relationships with themselves, with the environment where they live and with the people they live with.
Downloads
References
BONDÍA, J. L. Notas sobre a experiência e o saber de experiência. Revista Brasileira de Educação, n. 19, 20-28, jan./abr. 2002. DOI: https://doi.org/10.1590/S1413-24782002000100003
BORIS, E. Produção e Reprodução, casa e trabalho. Revista Tempo Social, v. 26, n. 1, 101-121, 2014. DOI: https://doi.org/10.1590/S0103-20702014000100008
BRUMER, A. Gênero e agricultura: a situação da mulher na agricultura do Rio Grande do Sul. Revistas de Estudos Feministas, v. 2, n. 1, 205-227, jan./abr. 2004. DOI: https://doi.org/10.1590/S0104-026X2004000100011
CABRAL, L. O. Revisitando as noções de espaço, lugar, paisagem e território, sob uma perspectiva geográfica. Revista de Ciências Humanas, v. 41, n. 1, 141-155, abr./out. 2007. DOI: https://doi.org/10.5007/%25x
CAPRA, F. A teia da vida: uma nova compreensão científica dos sistemas vivos. São Paulo: Cultrix; 1996.
CARVALHO, D. R. A valoração da paisagem: uma reflexão do espaço concebido, percebido e vivido. 2011. Tese (Doutorado em Geografia) - Núcleo de Pós-Graduação em Geografia, Pró-Reitoria e Pós-Graduação em Pesquisa, Universidade Federal de Sergipe, São Cristóvão, 2011.
CORRÊA, R. L.; ROSENDAHL, Z. Apresentando leituras sobre paisagem, tempo e cultura. In: Corrêa, R. L.; Rosendahl, Z. Paisagem, tempo e cultura. Rio de Janeiro: Editora UERJ; 1998. p. 7-11.
COSGROVE, D. A Geografia está em toda parte: cultura e simbolismo nas paisagens humanas. In: Rosendahl, Z.; Corrêa, R. L. Paisagem, tempo e cultura. Rio de Janeiro: Editora UERJ; 1998. p. 92-123.
COSTA, M. E. B. Grupo focal. In: Duarte, J.; Barros, A. Métodos e técnicas de pesquisa em comunicação. São Paulo: Atlas; 2005. p. 180-192.
EMATER. Rio Grande do Sul – ASCAR. Estudo de situação da EMATER. Disponível em: <http://www.emater.tche.br>. Acesso em: 12 jan. 2019a.
EMATER. Rio Grande so Sul – ASCAR SISPLAN - Sistema de Registro Informatizado do Planejamento. Disponível em: <http://www.emater.tche.br.> Acesso em: 12 jan. 2019b.
FREIRE, P. Extensão ou comunicação? Rio de Janeiro: Paz e Terra; 1988.
GARCIA, L. A relação mulher e natureza: laços e nós enredados na teia da vida. Gaia Scientia, v. 3, n. 1, 11-16, jun. 2009.
GOMES, R. de C. M.; NOGUEIRA, C.; TONELI, M. J. F. Mulheres em contextos rurais: um mapeamento sobre gênero e ruralidade. Psicologia & Sociedade, v. 28, n. 1, 115-124, 2016. DOI: https://doi.org/10.1590/1807-03102015v28n1p115
GUATTARI, F. As três ecologias. 11. ed. Campinas: Papirus; 1990.
GUATTARI, F. Caosmose: um novo paradigma estético. 2. ed. São Paulo: Editora 34; 2012.
GUATTARI, F. ¿Qué es la ecosofía?: Textos presentados y agenciados por Stéphane Nadaud. Buenos Aires: Cactus; 2015.
HERRERA, K. M. Da Invisibilidade ao Reconhecimento: mulheres rurais, trabalho produtivo, doméstico e de care. Política & Sociedade, v. 15, 208-233, 2016. DOI: https://doi.org/10.5007/2175-7984.2016v15nesp1p208
IBGE - Instituto Brasileiro de Geografa e Estatística. Número total de mulheres da população brasileira. Disponível em: <http://www.ibge.gov.br/>. Acesso em: 12 de mar. 2018.
LOUREIRO, C. F. B. Educação Ambiental Transformadora. In: Layrargues, P. P. (Org.). Identidades da educação ambiental brasileira. Brasília: MMA; 2004. p. 65-84.
MENDONÇA, R. Educação ambiental vivencial. In: Júnior Ferraro, L. A. Encontros e caminhos: formação de educadoras (es) ambientais e coletivos educadores. Vol. 2. Brasília: MMA, Departamento de Educação Ambiental; 2007. p. 118-129
MOMBEIG, P. A paisagem, espelho de uma civilização. In: Dantas, A. Pierre Monbeig: um marco da Geografia brasileira. Porto Alegre: Sulina; 2005. p. 116-127.
MORAES, R. Mergulhos discursivos: análise textual qualitativa entendida como processo integrado de aprender, comunicar e interferir em discursos. In: Galiazzi, M. do C.; Freitas, J. V. Metodologias emergentes de pesquisa em educação ambiental. Ijuí: Unijuí; 2007. p. 85-114.
NEVES, D. P.; MEDEIROS, L. S. Mulheres camponesas: trabalho produtivo e engajamentos políticos. Niterói: Alternativa; 2013.
OLIVEIRA, L. de. Percepção da paisagem geográfica: Piaget, Gibson e Tuan. Geografia, v. 25, n. 2, 5-22, ago. 2000.
PAULILO, M. I. S. FAO, fome e mulheres rurais. Dados - Revista de Ciências Sociais, v. 56, n. 2, 2013. Disponível em: < https://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttextπd=S0011- 52582013000200002&lng=pt&tlng=pt>. Acesso em: 10 dez. 2018.
RIVAROLI, A. P. dos S.; ALBERNAZ, R. M. A educação ambiental e a proposta Ecosófica. Uma micropolítica no cenário contemporâneo. Revista Eletrônica do Mestrado em Educação Ambiental, v. 34, n. 2, 173-189, mai./ago. 2017. DOI: https://doi.org/10.14295/remea.v34i2.7022
ROCHA, A. L. C. da; ECKERT, C. Etnografia: saberes e práticas. Iluminuras, v. 9, n. 21, 1-23, 2008. DOI: https://doi.org/10.22456/1984-1191.9301
RÖHRS, Viviane. Mulheres rurais e suas relações com a paisagem socioambiental: experiências ecosóficas. 2020. Dissertação (Mestrado) – Curso de Ambiente e Desenvolvimento, Universidade do Vale do Taquari - Univates, Lajeado, 24 jun. 2020. Disponível em: <http://hdl.handle.net/10737/2874>.
SALVADOR, D. Das perspectivas técnicas e supra-orgânicas às representacionais: breves reflexões sobre as abordagens geográficas acerca da cultura. Holos, v. 2, 27-44, 2008. DOI: https://doi.org/10.15628/holos.2008.112
SAUER, C. O. A morfologia da paisagem. In: Rosendahl, Z.; Corrêa, R. L. Paisagem, tempo e cultura. Rio de Janeiro: Editora UERJ; 1998. p. 12-74.
SOARES, I. de O. Gestão comunicativa e educação: caminhos da Educomunicação. Comunicação & Educação, n. 23, 16-25, jan./abr. 2002. DOI: https://doi.org/10.11606/issn.2316-9125.v0i23p16-25
TUAN, Y. Espaço e lugar. São Paulo: Difel; 1983.
TUAN, Y. Topofilia. São Paulo: Difel; 1980.
Downloads
Published
Issue
Section
License
Copyright (c) 2021 Viviane Röhrs, Jane Márcia Mazzarino
This work is licensed under a Creative Commons Attribution-NonCommercial-ShareAlike 4.0 International License.
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
- Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution BY-NC-SA que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista. A licença adotada enquadra-se no padrão CC-BY-NC-SA.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).