A emergência e o avanço da discussão do cotidiano ao longo da década de 1990 na geografia brasileira

Autores

DOI:

https://doi.org/10.11606/eISSN.2236-2878.rdg.2022.186579

Palavras-chave:

Cotidiano, Geografia brasileira, Henri Lefebvre, Geografia escolar

Resumo

As pesquisas que levam em consideração direta e/ou indiretamente a dimensão do cotidiano vêm se tornando recorrentes na geografia brasileira há algumas décadas. Apontamos, neste artigo, uma possibilidade de investigação da emergência e do avanço dos estudos do cotidiano nessa geografia. A sua construção argumentativa situa-se no contexto histórico da década de 1990 e se concentra nas crescentes pesquisas acerca do cotidiano: por um lado, nos estudos com base na obra de Henri Lefebvre e, por outro, na sua utilização como base para a construção de conhecimento geográfico, especialmente o escolar. Desse modo, demonstramos dois movimentos simultâneos de emergência e avanço das pesquisas a respeito do cotidiano na geografia brasileira: um teórico-conceitual acadêmico e outro a partir da práxis social.

Downloads

Os dados de download ainda não estão disponíveis.

Biografia do Autor

  • Mikael Rodrigues de Araujo, Universidade de São Paulo. Faculdade de Filosofia, Letras e Ciências Humanas. Departamento de Geografia

    Doutorando em Geografia pelo Programa de Pós-Graduação em Geografia Humana pela Universidade de São Paulo (USP), Mestre em Geografia Humana pela mesma instituição e graduado em Licenciatura plena em Geografia pela Universidade Estadual do Piauí (UESPI). Trabalhando nas linhas de pesquisa teoria e método em geografia e ensino de geografia voltadas para pesquisas a respeito do cotidiano, cotidianidade e vida cotidiana do ponto de vista geográfico em diferentes níveis de ensino-pesquisa-aprendizagem.

Referências

ARAUJO, M. R. de. A composição teórico-conceitual do cotidiano nos PCNs e BNCC de Geografia: da palavra ao conceito geográfico. Boletim Paulista de Geografia, nº 103, jan.-jun. 2020 Disponível em: <https://www.agb.org.br/publicacoes/index.php/boletim-paulista/article/view/1952>. Acesso em: 28 mar. 2021

ARAUJO, M. R. de. O cotidiano na produção bibliográfica da geografia brasileira: uma análise das produções de geógrafos e geógrafas a respeito do ensino de geografia. 130f. Dissertação (Mestrado). Faculdade de Filosofia, Letras e Ciências Humanas, Universidade de São Paulo, 2021a.

ARAUJO, M. R. de. O cotidiano nos boletins goiano e gaúcho de geografia: uma investigação da emergência e avanço da discussão na década de 1990. Revista da Casa da Geografia de Sobral (RCGS), v. 23, p. 260-278, 6 set. 2021b. Disponível em: https://rcgs.uvanet.br/index.php/RCGS/article/view/786. Acesso em: 28 mar. 2021b.

BRASIL. M. da E. Secretaria de Educação Básica. Parâmetros Curriculares Nacionais: introdução aos parâmetros curriculares nacionais do terceiro e quarto ciclo do ensino fundamental. MEC/SEF, Brasília, 1998.

CALLAI, H. C. Geografia: um certo espaço, uma certa aprendizagem. 1995. Tese (Doutorado em Geografia Física) – Faculdade de Filosofia, Letras e Ciências Humanas, Universidade de São Paulo, São Paulo, 1995.

CARLOS, A. F. A. A (re)produção do espaço urbano: o caso de cotia. 1996. Tese (Doutorado em Geografia Humana) – Faculdade de Filosofia, Letras e Ciências Humanas, Universidade de São Paulo, São Paulo, 1986.

CARLOS, A. F. A. A geografia na sala de aula. São Paulo: Contexto, 1999.

CARLOS, A. F. A. Geografia crítica-radical e a teoria social. In: CARLOS, A. F. A. (Org.). Geografia urbana crítica: teoria e método. Contexto: São Paulo, 2018, p. 15-34.

CARLOS, A. F. A. O cotidiano na metrópole. 5º Congresso Brasileiro de Geógrafos, Curitiba – PR, 17 de 22 de junho de 1994.

CARLOS, A. F. A.; OLIVEIRA, A. U. de. Reforma no mundo da educação: parâmetros curriculares e geografia. São Paulo: Contexto, 1999.

CASTELLAR, S. M. R. Noção de espaço e representação cartográfica: ensino de geografia nas séries iniciais. 1996. Tese (Doutorado em Geografia Física) – Faculdade de Filosofia, Letras e Ciências Humanas, Universidade de São Paulo, São Paulo, 1996.

CASTROGIOVANNI, A. C. (Org.). Ensino de geografia: práticas e textualizações no cotidiano. Porto Alegre: Mediação, 1999.

CASTROGIOVANNI, A. C. (Org.). Geografia em sala de aula: práticas e reflexões. Porto Alegre: UFRGS, 1999.

CAVALCANTI, L. de S. A cidadania, o direito à cidade e a geografia escolar - Elementos de geografia para o estudo do espaço urbano. GEOUSP Espaço e Tempo (Online), [S. l.], v. 3, n. 1, p. 41-55, 1999. Disponível em: https://www.revistas.usp.br/geousp/article/view/123346. Acesso em: 23 Out. 2021.

CAVALCANTI, L. de S. A construção de conceitos geográficos no ensino: uma análise de conhecimentos geográficos em alunos de quinta e sexta séries do ensino fundamental. 1996. Tese (Doutorado em Geografia Humana), Faculdade de Filosofia, Letras e Ciências Humanas, Universidade de São Paulo, São Paulo, 1996.

CAVALCANTI, L. de S. A Geografia Escolar e a Cidade: ensaios sobre o ensino de Geografia para a vida urbana cotidiana. São Paulo: Papirus, 2008.

CAVALCANTI, L. de S. A problemática do ensino de geografia vinculada nos encontros nacionais da AGB (1976-1986): Um levantamento preliminar. Boletim Goiano de Geografia, Goiânia, v. 15, n. 1, p. 1-23, Jan./Dez. de 1995. Disponível em: <https://revistas.ufg.br/bgg/article/view/4326/3790z>. Acesso em: 28 mar. 2021.

CAVALCANTI, L. de S. de S. Elementos de uma proposta de ensino de geografia no contexto da sociedade atual. Boletim Goiano de Geografia, Goiânia, v. 13, n. 1, p. 1-19, 1993. Disponível em: <https://www.revistas.ufg.br/bgg/article/view/4342/3805>. Acesso em: 28 mar. 2021.

CAVALCANTI, L. de S. Ensino de Geografia e diversidade: construção de conhecimentos geográficos escolares e atribuição de significados pelos diversos sujeitos do processo de ensino. In: CASTELLAR, S. (Org.). Educação Geográfica: teoria e prática. São Paulo: Contexto, 2007, p. 66-78.

CAVALCANTI, L. de S. Entrevista com a professora Lana de Souza Cavalcanti. [Entrevistadores: Diógenes Luiz da Silva e Vânia do Carmo Barreto da Silva]. Revista Tamoios, UERJ, v. 2, n. 3, p. 1-14, Jul./Dez., 2006. Disponível em: <https://www.e-publicacoes.uerj.br/index.php/tamoios/article/view/608/640>. Acesso em: 23.09.2021DAMIANI, A. L. O cotidiano na metrópole. 5º Congresso Brasileiro de Geógrafos, Curitiba – PR, 17 de 22 de junho de 1994.

CAVALCANTI, L. de S. Para onde estão indo as investigações sobre ensino de geografia no Brasil? Um olhar sobre elementos da pesquisa e do lugar que ela ocupa nesse campo. Boletim Goiano de Geografia, v. 36, n. 3, p. 399-419, Set./Dez, 2016. Disponível em: <https://revistas.ufg.br/bgg/article/view/44546>. Acesso em: 28 mar. 2021.

DAMIANI, A. L. A cidade (des) ordenada: concepção e cotidiano no conjunto habitacional Itaquera I. 1996. Tese (Doutorado em Geografia Humana) – Faculdade de Filosofia, Letras e Ciências Humanas, Universidade de São Paulo, São Paulo, 1993.HELLER, A. O cotidiano e a história. São Paulo: Paz e Terra, 2008.

KOSIK, K. Dialética do concreto. Rio de Janeiro: Paz e Terra, 1976.

LEFEBVRE. H. A vida cotidiana no mundo moderno. São Paulo: Ártica, 1968.

LEFEBVRE. H. Critique de la vie quotidienne I: fundements d’une sociologie de la quotidienneté. Paris: L’arche Editeur, 1947.

LEFEBVRE. H. Critique de la vie quotidienne II: fundements d’une sociologie de la quotidienneté. Paris: L’arche Editeur, 1961.

LEFEBVRE. H. Lógica formal, lógica dialética. 12. ed. Rio de Janeiro: Civilização brasileira, 1975.

MARTINS, J. de S. (Org.). Henri Lefebvre e o retorno à dialética. Hucitec: São Paulo, 1996.

MORAES, A. C. R. Renovação da geografia e filosofia da educação. In: OLIVEIRA, A. U. de (Org.). Para onde vai o ensino de geografia? São Paulo: Contexto, 1989.

MOREIRA, R. O discurso do avesso: para a crítica da geografia que se ensina. São Paulo: Contexto, 2014 [1987].

PONTUSCHKA, N. Geografia na sala de aula. GEOUSP: espaço e tempo (Online), São Paulo, n. 6, 117-125, 24 de Agosto de 2006. Disponível em: <https://doi.org/10.11606/issn.2179-0892.geousp.1999.123369>. Acesso em: 28 mar. 2021.

SANTOS, M. A natureza do espaço: técnica e tempo, razão e emoção. São Paulo: HUCITEC, 1996.

SÃO PAULO (ESTADO). Proposta Curricular do Estado de São Paulo – São Paulo: Secretaria da Educação do Estado de São Paulo, [1. ed. 1986] 7 ed. 1997.

SEABRA, O. C. de L. Os meandros dos rios nos meandros do poder: o processo de valorização dos rios e das várzeas do Tietê e dos Pinheiros na cidade de São Paulo. 1987. Tese (Doutorado em Geografia Humana) - Faculdade de Filosofia, Letras e Ciências Humanas, Universidade de São Paulo, São Paulo, 1987.

VESENTINI, J. W. Geografia crítica e ensino. In: OLIVEIRA, A. U. de. (Org.). Para onde vai o ensino de geografia? São Paulo: Contexto, 1989, p. 30-38.

VESENTINI, J. W. O método e a práxis (notas polêmicas sobre geografia tradicional e geografia crítica). Terra Livre, [S. l.], n. 2, 2015 [1987]. Disponível em: https://publicacoes.agb.org.br/index.php/terralivre/article/view/44. Acesso em: 22 set. 2021.

VYGOTSKY, L. S. Pensamento e linguagem. São Paulo: Martins Fontes, 1993.

Downloads

Publicado

2022-04-24

Edição

Seção

Artigos

Como Citar

Araujo, M. R. de. (2022). A emergência e o avanço da discussão do cotidiano ao longo da década de 1990 na geografia brasileira. Revista Do Departamento De Geografia, 42, e186579. https://doi.org/10.11606/eISSN.2236-2878.rdg.2022.186579