By the river banks: intercultural education and indigenous teachers

Authors

  • Renato Antônio Gavazzi

DOI:

https://doi.org/10.7154/RDG.2001.0014.0003

Keywords:

Interculturality, Environment, Indigenous education.

Abstract

Este estudo focaliza a questão ambiental como tema transversal da geografia no currículo dos cursos de treinamento para professores indígenas coordenados pelo autor no Parque do Xingu, habitado por quatorze grupos étnicos diferentes. A discussão do gerenciamento ambiental dos recursos hídricos em terras indígenas destaca aspectos pedagógicos e políticos, o problema das terras ocupadas por grandes propriedades e a contaminação da água e destruição dos rios decorrentes. Os cursos de treinamento estimulam os professores a procurar soluções para esses problemas ambientais. O autor pesquisa a participação da sociedade civil na formação dos Comitês de Bacias Hidrográficas que integram a Política Nacional de Recursos Hídricos. Enfatiza a necessidade de uma educação ambiental multicultural que integre os estudantes indígenas e a sociedade brasileira como forma de identificar, como país, novas formas de relacionamento com o ambiente.

Downloads

Download data is not yet available.

Published

2011-05-09

Issue

Section

Artigos

How to Cite

Gavazzi, R. A. (2011). By the river banks: intercultural education and indigenous teachers. Revista Do Departamento De Geografia, 14, 33-38. https://doi.org/10.7154/RDG.2001.0014.0003