Ler e escrever: um direito de todos
DOI:
https://doi.org/10.11606/issn.1980-7686.v1i2p6-18Palavras-chave:
alfabetização, leitura, escrita, mediação, sistema de ensinoResumo
Há muitas décadas as inúmeras reprovações e a evasão escolar, ocorridas em especial no momento de aprendizagem da leitura e da escrita, têm sido uma temática apontada como uns dos mais graves problemas do ensino fundamental. O processo de alfabetização, que mesmo com as mudanças ocorridas no sistema de ensino, ainda mantém um alto índice de alunos que não aprendem a ler e escrever, continua a ser uma preocupação para o sistema escolar. Mais crucial torna-se o problema, pois, diante da nova legislação, um contingente de alunos chega à quarta série do ensino fundamental sem pelo menos ter iniciado um processo de compreensão da linguagem escrita. O objetivo deste artigo é refletir como os docentes atuam com essa população que já vem com defasagem em sua aprendizagem da leitura e da escrita e necessitam de uma proposta diferenciada de ensino para que possam dar continuidade à sua aprendizagem. Os dados e a análise são de uma pesquisa mais ampla e servem para esclarecer a relação entre a realidade da prática profissional e a eficácia da transmissão do conhecimento da leitura e da escritaDownloads
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Publicado
2007-08-01
Edição
Seção
Alfabetização de Crianças
Licença
Apenas el trabajo es aceptado por el Consejo y la Comisión Editorial, los autores se comprometen a transferir los derechos de autor para la revista "Acolhendo a Alfabetização nos Países de Língua Portuguesa". |
Como Citar
Azevedo, C. (2007). Ler e escrever: um direito de todos . Acolhendo a Alfabetização Nos Países De Língua Portuguesa, 1(2), 6-18. https://doi.org/10.11606/issn.1980-7686.v1i2p6-18