A psicanálise na alfabetização
DOI:
https://doi.org/10.11606/issn.1980-7686.v5i9p121-133Palavras-chave:
aquisição da escrita, linguística, psicanáliseResumo
No campo dos estudos sobre a escrita, o reconhecimento da inscrição do processo de sua aquisição no campo da linguística e da psicanálise abre perspectivas para que as relações oralidade/escrita sejam consideradas segundo um novo prisma. Ao pesquisador fica aberta a possibilidade de descrever as transformações gráfico-textuais na escrita da criança, até então desconsiderada pelas teorias da alfabetização, enquanto efeito de um funcionamento linguístico-discursivo que as inclue. Neste funcionamento, linguagem oral e linguagem escrita emergem numa relação de mútua constituição.Downloads
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Publicado
2011-02-01
Edição
Seção
Fundamentos da Educação e Alfabetização
Licença
Apenas el trabajo es aceptado por el Consejo y la Comisión Editorial, los autores se comprometen a transferir los derechos de autor para la revista "Acolhendo a Alfabetização nos Países de Língua Portuguesa". |
Como Citar
Borges, S. (2011). A psicanálise na alfabetização . Acolhendo a Alfabetização Nos Países De Língua Portuguesa, 5(9), 121-133. https://doi.org/10.11606/issn.1980-7686.v5i9p121-133