A psicanálise na alfabetização

Autores

  • Sonia Borges Escola de Psicanálise do Campo Lacaniano

DOI:

https://doi.org/10.11606/issn.1980-7686.v5i9p121-133

Palavras-chave:

aquisição da escrita, linguística, psicanálise

Resumo

No campo dos estudos sobre a escrita, o reconhecimento da inscrição do processo de sua aquisição no campo da linguística e da psicanálise abre perspectivas para que as relações oralidade/escrita sejam consideradas segundo um novo prisma. Ao pesquisador fica aberta a possibilidade de descrever as transformações gráfico-textuais na escrita da criança, até então desconsiderada pelas teorias da alfabetização, enquanto efeito de um funcionamento linguístico-discursivo que as inclue. Neste funcionamento, linguagem oral e linguagem escrita emergem numa relação de mútua constituição.

Downloads

Os dados de download ainda não estão disponíveis.

Publicado

2011-02-01

Edição

Seção

Fundamentos da Educação e Alfabetização

Como Citar

Borges, S. (2011). A psicanálise na alfabetização . Acolhendo a Alfabetização Nos Países De Língua Portuguesa, 5(9), 121-133. https://doi.org/10.11606/issn.1980-7686.v5i9p121-133