A alfabetização no Mobral, métodos e materiais didáticos (Uberlândia/MG, 1970-1985)
DOI:
https://doi.org/10.11606/issn.1980-7686.v7i13p12-37Palavras-chave:
Educação no campo, Mobral, analfabetismo, Educação de Jovens e Adultos.Resumo
Este artigo apresenta parte da análise estabelecida na dissertação de mestrado realizada nos anos de 2009 e 2010. Estudo que investigou o processo de implantação e desenvolvimento do Movimento Brasileiro de Alfabetização (Mobral) na zona rural do município de Uberlândia/MG (1970-1985). Nesse percurso, recorremos à pesquisa bibliográfica, bem como a pesquisa documental no acervo do Arquivo Público Municipal. Foram localizados e analisados parte do material didático utilizado nas salas de alfabetização do Mobral no meio rural, que foram cuidadosamente guardados por alguns ex-alunos e ex-professoras. Neste artigo, apresentamos a análise realizada das Cartilhas do Mobral utilizadas no cotidiano da prática das professoras do campo. Além disso, identificamos a ideia antagônica entre campo e cidade no material didático.
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