Até o dia em que o cão morreu: adaptação do narrador-personagem do livro ao filme
DOI:
https://doi.org/10.3232/REB.2017.V4.N7.2824Palavras-chave:
Narrativa, foco narrativo, cinema, literatura, adaptação.Resumo
Este artigo visa o estudo das estratégias de adaptação do romance Até o dia em que o cão morreu, de Daniel Galera, para o cinema, sob o título Cão sem dono, dirigido por Beto Brant e Renato Ciasca. O cerne da investigação é a transposição do foco narrativo, respectivamente interno e externo, do livro para o filme. Na adaptação fílmica, esquemas como a caracterização do tempo e do espaço e o desencadeamento de ações além da trama original são adotados em relação ao narrador-personagem literário, em oposição a uma focalização externa presente na película.Downloads
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Publicado
2017-06-30
Edição
Seção
Dossiê
Como Citar
Até o dia em que o cão morreu: adaptação do narrador-personagem do livro ao filme. (2017). Revista De Estudios Brasileños, 4(7). https://doi.org/10.3232/REB.2017.V4.N7.2824