Experiência artística, educação e tecnologias: interações e processos de influência

Autores

  • Elisabeth Paule Eglem Pós-doutoranda no Departamento de Artes Plásticas da Escola de Comunicações e Artes (ECA) da USP.

DOI:

https://doi.org/10.3232/REB.2017.V4.N8.3066

Palavras-chave:

Experiência artística, educação, tecnologias, interatividade, etnografia.

Resumo

Esta pesquisa tem como foco o papel das tecnologias na dimensão educativa da experiência artística, partindo do questionamento sobre as relações entre a experiência educativa, em geral, e a experiência artística, em particular. Neste trabalho, foram consideradas as “novas tecnologias” baseadas na internet e em aparelhos de comunicação (smartfones, tablets, etc.), e também tecnologias mais tradicionais como vídeo, computador e televisão. O presente artigo nasceu da pesquisa de pós-doutorado sobre novas mídias e recepção da arte desenvolvida na Escola de Comunicações e Artes (ECA, USP). A metodologia é etnográfica e foi desenvolvida a partir de dez entrevistas introspectivas com o público e de trinta entrevistas com profissionais das artes, além de observações participantes, fotografias e diário de pesquisa. Os dados da pesquisa de campo foram submetidos a uma análise de conteúdo baseada no estudo semântico das entrevistas, seguida da análise das fotografias e do estudo dos comentários oriundos das observações e das notas do diário de pesquisa. Após uma revisão teórica do conceito de experiência –interpretações, formas de experiência artística, reflexão acerca da abordagem educativa da arte–, a pesquisa de campo apresenta aplicações empíricas do conceito de educação e arte. Finalmente, a discussão é um diálogo entre os elementos teóricos e a informação oriunda da pesquisa de campo, e sugere algumas conclusões a respeito das relações entre educação, experiência artística e uso das tecnologias. 

Downloads

Os dados de download ainda não estão disponíveis.

Publicado

2017-10-05

Edição

Seção

Seção Geral

Como Citar

Experiência artística, educação e tecnologias: interações e processos de influência. (2017). Revista De Estudios Brasileños, 4(8). https://doi.org/10.3232/REB.2017.V4.N8.3066