Retratos do Brasil Contemporâneo: práticas fotográficas nos séculos XIX e XX

Autores

  • Marcos Felipe de Brum Lopes Doutor em História Social pela Universidade Federal Fluminense (UFF, Brasil). Pesquisador associado do Laboratório de História Oral e Imagem (UFF). Pesquisador do Museu Casa de Benjamin Constant (IBRAM/MinC, Brasil).
  • Ana Maria Mauad Doutora em História Social pela Universidade Federal Fluminense (UFF, Brasil); e pós-doutorado no Museu Paulista da USP. Professora titular do Departamento de História da UFF.
  • Mariana Muaze Doutora em História pela Universidade Federal Fluminense (UFF, Brasil). Pofessora do Departamento de História da Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro (Unirio, Brasil).

DOI:

https://doi.org/10.3232/REB.2017.V4.N8.3074

Palavras-chave:

Brasil, retrato, paisagem, fotografia pública, práticas fotográficas

Resumo

O artigo aborda os percursos das práticas fotográfica no Brasil nos séculos XIX e XX e o papel que a fotografia assumiu na cultura visual brasileira. Para o século XIX, valoriza-se a produção do retrato e da fotografia de paisagem; já para o século XX, o texto volta-se para a avaliação da produção da fotografia pública, centrada nas fotografias de imprensa e naquelas produzidas pelas agências de estado. A proposta apoia-se numa estrutura enciclopédica na qual se consolida um conjunto de informações históricas baseadas em pesquisa original e referências historiográficas atualizadas sobre os debates em torno da fotografia e sociedade no Brasil contemporâneo.

Downloads

Os dados de download ainda não estão disponíveis.

Publicado

2017-10-05

Edição

Seção

Dossiê

Como Citar

Retratos do Brasil Contemporâneo: práticas fotográficas nos séculos XIX e XX. (2017). Revista De Estudios Brasileños, 4(8). https://doi.org/10.3232/REB.2017.V4.N8.3074