Da crise de governabilidade à crise de legitimidade: os impactos da crise política sobre a política externa brasileira

Autores

  • Fabiana de Oliveira Doutoranda em Ciência da Integração pelo programa de pós-graduação em Integração da América Latina (PROLAM) da USP.
  • Charles Pennaforte Doutor em Relações Internacionais pela Universidad Nacional de La Plata (Argentina). Pós-doutor em Integração da América Latina PROLAM/USP. Professor do curso de Relações Internacionais da Universidade Federal de Pelotas (UFP, Brasil).
  • Marcos Antônio Fávaro Martins Doutor em Ciência da Integração pelo programa de pós-graduação em Integração da América Latina (PROLAM) da USP. Professor titular da Universidade Paulista (UNIP, Brasil).

DOI:

https://doi.org/10.3232/REB.2018.V5.N9.3450

Palavras-chave:

Crise política, instituições políticas, política externa brasileira.

Resumo

Ao longo do governo de Dilma Rousseff, a política externa brasileira herdou muitos elementos da política implementada no período anterior, mas, ainda assim, terminou por perder dinamismo e proatividade, convertendo-se em uma política reativa. O declínio não foi maior devido à presença que o Ministério de Relações Exteriores (MRE) possuía nos espaços multilaterais regionais e globais, mantendo a observância de princípios e interesses caros à diplomacia brasileira. Michel Temer assumiu o poder prometendo a retomada do crescimento econômico e a desideologização da política externa, em meio à repercussão negativa que as contestações quanto à legalidade do processo de impeachment que havia destituído Dilma Rousseff, e as inúmeras acusações de corrupção que lhe pairavam sobre a cabeça haviam produzido. Com a política externa “altiva e ativa” ficando cada vez mais no passado, o Brasil passou a sofrer com significativa perda de relevância no plano internacional, assim como com o surgimento de dissidências dentro do próprio MRE.

Downloads

Os dados de download ainda não estão disponíveis.

Publicado

2018-03-16

Edição

Seção

Dossiê

Como Citar

Da crise de governabilidade à crise de legitimidade: os impactos da crise política sobre a política externa brasileira. (2018). Revista De Estudios Brasileños, 5(9). https://doi.org/10.3232/REB.2018.V5.N9.3450