O recurso metalinguístico e a performatividade no samba. Uma proposta de análise a partir da semiótica cultural

Autores

  • Sandra Fuentes de Azevedo Universidad Complutense de Madrid

DOI:

https://doi.org/10.14201/reb201961389102

Palavras-chave:

Samba, metalinguagem, mundos possíveis, performatividade, semiótica

Resumo

No presente estudo, pretendemos realizar uma análise discursiva do samba a partir de uma ótica multidisciplinar. Para isso, partimos da semiótica cultural e musical do professor Juan Miguel González Martínez; nos estudos sobre metalinguagem no samba de André Nemi Conforte, e na proposta performática em Austin. Estes trabalhos, além de servirem como suporte teórico, nos ajudam a compreender o mecanismo pelo qual o samba se rege, para se configurar e formar aquilo que Lubomír Doležel chama de mundos possíveis, formados por símbolos e signos que passam a fazer parte da nossa realidade e, por conseguinte, da memória coletiva. Dessa forma, o samba (uma espécie de texto inteligente), seus compositores e ouvintes constroem uma cadeia semiótica capaz de se reproduzir e de se retroalimentar ao longo do tempo, tendo como resultado uma identidade social. Por fim, entendemos o poder da música não só como um canal de comunicação, mas também como criadora indiscutível de uma consciência histórica.

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Publicado

2019-08-20

Edição

Seção

Seção Geral

Como Citar

O recurso metalinguístico e a performatividade no samba. Uma proposta de análise a partir da semiótica cultural. (2019). Revista De Estudios Brasileños, 6(13), 89-102. https://doi.org/10.14201/reb201961389102