Ataques e defesas nos debates eleitorais televisivos: as estratégias dos candidatos brasileiros à Presidência da República em 2018

Autores

  • Fernanda Cavassana de Carvalho Universidade Estadual de Ponta Grossa
  • Andressa Butture Kniess Universidade Federal do Paraná
  • Rafaela Mazurechen Sinderski Universidade Federal do Paraná

DOI:

https://doi.org/10.14201/reb2019613131148

Palavras-chave:

Debate presidencial, estratégias persuasivas, eleições 2018, Brasil

Resumo

Este artigo apresenta um estudo das estratégias adotadas pelos candidatos à Presidência da República nos debates televisivos nas eleições brasileiras de 2018, considerando a relevância histórica deste objeto de estudo para as disputas majoritárias no Brasil. Para tanto, analisam-se aspectos simbólicos da participação dos candidatos, observando três principais características: estratégias discursivas, foco da estratégia e atributo predominante no discurso. A metodologia é Análise de Conteúdo quantitativa, sendo o corpus formado por 795 participações em sete debates transmitidos pela televisão durante o primeiro turno da disputa presidencial de 2018. Os resultados apontam que os candidatos atacaram principalmente atributos políticos dos oponentes. Os ataques foram feitos majoritariamente por candidatos desafiantes e direcionados principalmente aos candidatos do PT e MDB, os dois últimos partidos à frente do Governo Federal. Além disso, observa-se como, comparativamente, o petista Haddad foi aquele que mais recorreu à defesa como estratégia discursiva.

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Publicado

2019-08-20

Edição

Seção

Dossiê

Como Citar

Ataques e defesas nos debates eleitorais televisivos: as estratégias dos candidatos brasileiros à Presidência da República em 2018. (2019). Revista De Estudios Brasileños, 6(13), 131-148. https://doi.org/10.14201/reb2019613131148