O Dito e Não-Dito: efeitos de sentido em placas de sinalização sobre a presença de indígenas

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DOI:

https://doi.org/10.14201/reb2020715121132

Palavras-chave:

Discurso, interpretação, índios, história, ideologia

Resumo

Nosso objetivo é analisar o funcionamento discursivo de placas de sinalização a respeito da presença de indígenas nas rodovias RS 406 e RS 324. As placas de sinalização marcam-se como discursos e, como tal, apresentam efeitos de sentidos que podem naturalizar dizeres estereotipados e preconceituosos. Os pressupostos teóricos dos estudos do discurso, em especial de Pêcheux (1997), Bakhtin (2004) e Orlandi (1998) pautam nossas reflexões acerca da significação das palavras e sua materialidade linguística. Perceber os dizeres do cotidiano pelo viés da Análise de Discurso é encontrar campo de significação na não- transparência da língua e na relação do sujeito com a linguagem a partir da exterioridade, de elementos simbólicos, sociais, históricos e ideológicos, inscritos nas condições em que são (re)produzidos. A partir dessa significação, o reconhecimento de garantias mínimas da identidade indígena, resultado de diversas lutas, marca o direito ao território, lugar ainda hoje disputado e pelo qual se constroem novos discursos, instaurando novos sujeitos. É desse lugar de disputas que tratam as placas de sinalização analisadas. Nelas, emergem sentidos propagados pela reprodução do discurso do colonizador, cujos saberes constituem o imaginário social sobre os indígenas como sujeitos destituídos - racional e culturalmente - de condições de convivência autônoma, com necessidade de preservação.

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Biografia do Autor

  • Vejane Gaelzer, Instituto Federal Farroupilha

    Doutora em Letras pela pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS, Brasil). Professora do Instituto Federal Farroupilha (Brasil).

  • Raquel Ribeiro Moreira, Universidade Tecnológica Federal do Paraná

    Doutora em Estudos da Linguagem pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS, Brasil). Professora da Universidade Tecnológica Federal do Paraná (Campus Toledo, Brasil).

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Publicado

2021-08-23

Edição

Seção

Seção Geral

Como Citar

O Dito e Não-Dito: efeitos de sentido em placas de sinalização sobre a presença de indígenas. (2021). Revista De Estudios Brasileños, 7(15), 121-132. https://doi.org/10.14201/reb2020715121132