La tortuga y la caída del cielo: mímesis, memoria y performance yanomami

Autores

DOI:

https://doi.org/10.14201/reb2021816137153

Palavras-chave:

Yanomami, xamanismo, mimesis, memória, performance

Resumo

Quando o xamã yanomami, Davi Kopenawa, viu um carro pela primeira vez, ele se perguntou se não seria como um jabuti de ferro. A partir de uma curiosidade inicial a respeito de como seria um carro yanomami, este ensaio resulta de uma escuta das palavras de Kopenawa captadas pelo antropólogo Bruce Albert no livro A queda do céu. As atenções se voltam ao modo como a capacidade mimética yanomami ativa sujeitos e pontos de vista, ou corpos, em risco de desaparecerem ou caírem no esquecimento. A força criativa da mimesis se ilumina em relatos do xamã sobre a sua experiência na floresta e nas cidades. E, de forma extraordinária, em narrativas da chegada dos xapiri, os espíritos da floresta. De uma intersecção de leituras de Benjamin, Schechner e Viveiros de Castro resulta a noção de um campo de energia, ou circuito mimético, envolvendo os Yanomami e os espíritos xapiri. Também se formula uma hipótese a respeito dos instantes de f(r)icção suscitados por performances ameríndias quando, por detrás de corpos-máscaras, lampejam imagens de sujeitos dos seres da floresta. Inversamente, em cosmologias ocidentais, corpos se revelam por detrás de máscaras-personas. Embora o objetivo se amplie para além da pergunta inicial, a curiosidade a respeito do que viria a ser um carro yanomami acompanha, como um fio condutor, os subtópicos deste ensaio, a) cidades; b) floresta; e c) xapiri.

Downloads

Os dados de download ainda não estão disponíveis.

Biografia do Autor

  • John C. Dawsey, Universidade de São Paulo

    Professor titular do Departamento de Antropologia da Universidade de São Paulo (USP, Brasil).

Referências

Adorno, T. W., & Horkheimer, M. (1969). Dialética do esclarecimento. Rio de Janeiro: Jorge Zahar.

Albert, B. (2015). Prólogo. In D. Kopenawsa & B. Albert. A queda do céu: palavras de um xamã yanomami (pp. 43-53). São Paulo: Companhia das Letras.

Andrade, M. (1979). Macunaíma: um herói sem nenhum caráter. São Paulo: Martins.

Artaud, A. (1987). O teatro e o seu duplo. São Paulo: Max Limonad.

Benjamin, W. (1985a). A imagem de Proust. In W. Benjamin. Obras escolhidas I: magia e técnica, arte e política (pp. 36-49). São Paulo: Brasiliense.

Benjamin, W. (1985b). A doutrina das semelhanças. In W. Benjamin. Obras escolhidas I: magia e técnica, arte e política (pp. 108-113). São Paulo: Brasiliense.

Benjamin, W. (1985c). Sobre o conceito da história. In W. Benjamin. Obras escolhidas I: magia e técnica, arte e política (pp. 222-232). São Paulo: Brasiliense.

Benjamin, W. (1993a). Rua de mão única. In W. Benjamin. Obras escolhidas II: rua de mão única (pp. 9-70). São Paulo: Brasiliense.

Benjamin, W. (1995). Sobre alguns temas em Baudelaire. In W. Benjamin. Obras escolhidas III: Charles Baudelaire – um lírico no auge do capitalismo (pp. 103-150). São Paulo: Brasiliense.

Benjamin, W. (1999a). Doctrine of the similar. In W. Benjamin. Selected writings (1927-1934) (Vol. 2, pp. 694-698). Cambridge: The Belknap Press of Harvard University Press.

Benjamin, W. (1999b). On the mimetic faculty. In W. Benjamin. Selected writings (1927-1934) (Vol. 2, pp. 720-722). Cambridge: The Belknap Press of Harvard University Press.

Benjamin, W. (1999c). The Arcades Project. Cambridge: The Belknap Press of Harvard University Press.

Benjamin, W. (2006). Passagens. Belo Horizonte: Editora UFMG; São Paulo: Imprensa Oficial do Estado de São Paulo.

Burke, K. (1968). Collected poems 1915-1967. Berkeley, Los Angeles, Londres: University of California Press.

Chagnon, N. (1968). Yanamamö: the fierce people. Nova York: Holt, Rinehart and Winston.

Dawsey, J. C. (2019). Arte e criação: jornadas de um deus trickster. Revista Arte da Cena, 5(2), 59-71.

Dawsey, J. C., & Santana, C. S. (2020). Brincando de bonecos: um ensaio benjaminiano sobre mimesis. Horizontes Antropológicos, 26(56), 29-56.

Dawsey, J. C., & Schechner, R. (2018). Anthropology in performance: interview with Richard Schechner. GIS – Gesture, Image, Sound – Anthropology Journal, 1(3), 361-419.

Dean, W. (1989). A luta pela borracha no Brasil: um estudo de história ecológica. São Paulo: Nobel.

Freud, S. (1961). Beyond the pleasure principle. W. W. Norton.

Keats, J. (1935). Letters of John Keats. Forman. Oxford: Oxford University Press.

Kopenawa, D., & Albert, B. (2010). Le chute du ciel: paroles d’un chaman yanomami. Paris: Plon.

Kopenawa, D., & Albert, B. (2013). The falling sky: words of a Yanomami shaman. Cambridge, Massachusetts; London, England: The Belknap Press of Harvard University Press.

Kopenawa, D., & Albert, B. (2015). A queda do céu: palavras de um xamã yanomami. São Paulo: Companhia das Letras.

Proust, M. (2003). In search of lost time. Nova York: Penguin Random House.

Rosenzweig, F. (2005). The star of redemption. Madison, Wisconsin: The University of Wisconsin Press.

Schechner, R. (1985a). Points of contact between anthropological and theatrical thought. In R. Schechner. Between theater and anthropology (pp. 3-34). Philadelphia: University of Philadelphia Press.

Schechner, R. (1985b). Restoration of behavior. In R. Schechner, Between theater and anthropology (pp. 35-116). Philadelphia: University of Philadelphia Press.

Schechner, R. (1988). Selective inattention. In R. Schechner, Performance theory (pp. 187-206). Nova York e Londres: Routledge.

Scholem, G. (1995). As grandes correntes da mística judaica. São Paulo: Editora Perspectiva.

Taussig, M. (1980). The devil and commodity fetishism in South America. Chapel Hill: The University of North Carolina.

Taussig, M. (1987). Xamanismo, colonialismo e o homem selvagem: um estudo sobre o terror e a cura. São Paulo: Paz e Terra.

Taussig, M. (1993). Mimesis and alterity: a particular history of the senses. Nova York, Londres: Routledge.

Turner, V. (1985). On the edge of the bush: anthropology as experience. Tucson, Arizona: The University of Arizona Press.

Viveiros de Castro, E. (2002). A inconstância da alma selvagem. São Paulo: Cosac Naify.

Viveiros de Castro, E. (2018). Prefácio – O recado da mata. In D. Kopenawa, & B. Albert, A queda do céu: palavras de um xamã yanomami (pp. 11-42). São Paulo: Companhia das Letras.

Downloads

Publicado

2021-08-24

Edição

Seção

Dossiê

Como Citar

La tortuga y la caída del cielo: mímesis, memoria y performance yanomami. (2021). Revista De Estudios Brasileños, 8(16), 137-153. https://doi.org/10.14201/reb2021816137153