A presença indígena na educação superior: o programa indígena (PIN) da UFFS

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DOI:

https://doi.org/10.14201/reb20229181932

Palavras-chave:

Educação superior, indígenas, ingresso, permanência, políticas de ações afirmativas

Resumo

Este texto analisa o ingresso e a permanência de estudantes indígenas na Universidade Federal da Fronteira Sul (UFFS), ambos viabilizados por meio de uma ação institucional específica, denominada Programa de Acesso e Permanência dos Povos Indígenas (PIN). A promoção de um ingresso diferenciado para os indígenas nas universidades tem como objetivo, em primeiro lugar, a redução do cenário de exclusão a que esses povos foram historicamente lançados. As universidades têm atuado em uma perspectiva menos conservadora, procurando se aproximar cada vez mais dos grupos marginalizados e destituídos de direitos tão fundamentais quanto a educação. Assim, a presença desses grupos na educação superior pública brasileira não é vista somente como uma medida compensatória, senão especialmente enquanto uma ação afirmativa. É sob essa perspectiva que este texto se apresenta como um relato da experiência da implementação do Programa, no período entre 2015 e 2019, a partir de indicadores da graduação e da pós-graduação.

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Biografia do Autor

  • Lucélia Peron, Universidade Federal da Fronteira Sul

    Mestre em Educação pela Universidade Federal da Fronteira Sul (UFFS, Brasil).

  • Cristiano Augusto Durat, Universidade Federal da Fronteira Sul

    Professor Adjunto da Universidade Federal da Fronteira Sul (UFFS, Brasil).

  • Elsio José Corá, Universidade Federal da Fronteira Sul

    Professor do programa de pós-graduação em Filosofia da Universidade Federal da Fronteira Sul (UFFS, Brasil).

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Publicado

2023-08-25

Edição

Seção

Seção Geral

Como Citar

A presença indígena na educação superior: o programa indígena (PIN) da UFFS. (2023). Revista De Estudios Brasileños, 9(18), 19-32. https://doi.org/10.14201/reb20229181932