A liberdade de ensino no Brasil e a eleição do presidente Bolsonaro

Autores

DOI:

https://doi.org/10.14201/reb2021918241244

Palavras-chave:

Fascismo, democracia, extrema-direita

Resumo

Mario Losano apresenta os principais fatos políticos da campanha eleitoral do presidente do Brasil, Jair Bolsonaro, que se relacionam com a liberdade de ensino. O autor demonstra como as universidades brasileiras foram palco de diversas manifestações contra o autoritarismo e o fascismo que a campanha de Bolsonaro havia trazido para o debate público. Para contribuir com elementos jurídicos ao texto, Losano descreve a maneira pela qual os protestos nas universidades foram tratados pelo Poder Judiciário, uma vez que é proibido fazer propaganda política em universidades públicas no Brasil. Em conclusão, enfatiza a importância das instituições judiciais para garantirem a liberdade de ensino em sociedades democráticas e como as tentativas de limitação do debate acadêmico não é um fenômeno exclusivo do Brasil.

Downloads

Os dados de download ainda não estão disponíveis.

Biografia do Autor

  • Jairo Lima, Universidade Estadual do Norte do Paraná

    Doutor em Direito Constitucional pela Universidade de São Paulo (USP, Brasil). Professor do programa de pós-graduação em Direito da Universidade Estadual do Norte do Paraná (UENP, Brasil).

Downloads

Publicado

2023-08-25

Como Citar

A liberdade de ensino no Brasil e a eleição do presidente Bolsonaro. (2023). Revista De Estudios Brasileños, 9(18), 241-244. https://doi.org/10.14201/reb2021918241244