Os jogos experimentais de sala de aula, uma ferramenta didática em cuidados paliativos

Autores

  • Ana Isabel López Alonso Universidad de León; Departamento de Enfermería y Fisioterapia
  • Maria Elena Fernández Martínez Universidad de León; Departamento de Enfermería y Fisioterapia
  • Cristina Liébana Presa Universidad de León; Departamento de Enfermería y Fisioterapia
  • Ana Maria Vázquez Casares Universidad de León; Departamento de Enfermería y Fisioterapia
  • Maria Paz Castro González Universidad de León; Departamento de Enfermería y Fisioterapia

DOI:

https://doi.org/10.1590/s1980-220x2017007703310

Palavras-chave:

Educação em Enfermagem, Jogos Experimentais, Medo, Morte, Cuidados Paliativos

Resumo

Objetivo Avaliar o efeito de um programa, baseado em jogos, sobre estudantes de enfermagem da disciplina cuidados paliativos, medindo o medo da morte por meio da Escala Collett-Lester. O desafio é inovar e integrar, na sala de aula, teoria e experiências próximas ao contexto do luto. Método Estudo quase-experimental. Realizaram os questionários 101 e 11 estudantes, antes e depois da intervenção dos jogos, respectivamente. Disciplina ministrada no primeiro semestre do terceiro ano. Resultados Os estudantes obtiveram valores médios moderados na variável “medo da morte” (entre 14 e 19) para os dois momentos (pré e pós). Homens e mulheres aumentam esses valores de medo no pós-teste, ao mesmo tempo que diminuem sua “percepção sobre preparo emocional”, evidenciando-se o valor dos jogos ao expor o estudante a situações próximas às reais. Conclusões Consideramos que a ferramenta didática dos jogos, aplicada no contexto da sala de aula, fornece ao estudante a oportunidade de reconhecer o medo que a proximidade da morte gera, tanto no doente e na família, quanto nele próprio.

Downloads

Os dados de download ainda não estão disponíveis.

Publicado

2018-01-01

Edição

Seção

Artigo Original

Como Citar

Alonso, A. I. L., Martínez, M. E. F., Presa, C. L., Casares, A. M. V., & González, M. P. C. (2018). Os jogos experimentais de sala de aula, uma ferramenta didática em cuidados paliativos. Revista Da Escola De Enfermagem Da USP, 52, e03310. https://doi.org/10.1590/s1980-220x2017007703310