Aplicativos de celular na educação em saúde do paciente cirúrgico: uma revisão integrativa

Autores

DOI:

https://doi.org/10.1590/s1980-220x2018032803555%20

Palavras-chave:

Assistência Perioperatória, Educação em Saúde, Aplicativos Móveis, Smartphone, Enfermagem Perioperatória, Revisão

Resumo

RESUMO OBJETIVO Analisar a literatura científica produzida sobre educação em saúde por meio de aplicativos de celular para pacientes cirúrgicos. MÉTODO Revisão integrativa da literatura, realizada por meio de consulta nos portais e/ou bases de dados: BVS; PubMed; Web of Science; Scopus; LILACS e CINAHL. A busca foi norteada pela pergunta: “Quais as evidências do uso de aplicativos em celulares na educação em saúde de pacientes cirúrgicos?” e realizada no período de julho a setembro de 2017, incluindo artigos publicados a partir do ano de 2000 até 2017. RESULTADOS Foram selecionados cinco artigos publicados em periódicos internacionais em inglês, com desenhos metodológicos variados. Entre os estudos encontrados, 60% utilizaram a intervenção educativa por meio de aplicativos de smartphone nos períodos pré e pós-operatório. Observou-se que 40% dos estudos tiveram nível de evidência 2B. CONCLUSÃO Os estudos mostraram que o uso de aplicativos de smartphone na educação e orientação do paciente cirúrgico foi efetivo. Ainda assim, há uma lacuna de estudos que evidenciem a prática de educação do paciente cirúrgico por meio de aplicativos de smartphone.

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Publicado

2020-03-30

Edição

Seção

Revisão

Como Citar

Machado, R. C. G. ., Turrini, R. N. T. ., & Sousa, C. S. (2020). Aplicativos de celular na educação em saúde do paciente cirúrgico: uma revisão integrativa. Revista Da Escola De Enfermagem Da USP, 54, e03555. https://doi.org/10.1590/s1980-220x2018032803555