Integridade científica entre alunos de enfermagem que participam do Programa de Iniciação Científica: Estudo exploratório

Autores

  • Natállia Rodrigues Araújo da Silva Universidade de Brasília, Faculdade de Ciências da Saúde, Programa de Pós-Graduação em Ciências da Saúde, Brasília, DF, Brazil. http://orcid.org/0000-0002-1577-6907
  • Gabriela Cristina Cantisani Pádua Universidade de Brasília, Faculdade de Ciências da Saúde, Programa de Pós-Graduação em Ciências da Saúde, Brasília, DF, Brazil. http://orcid.org/0000-0003-4473-4586
  • Maria Rita Carvalho Garbi Novaes Fundação de Ensino e Pesquisa em Ciências da Saúde, Escola Superior de Ciências da Saúde, Brasília, DF, Brazil. http://orcid.org/0000-0002-9366-6017
  • Dirce Bellezi Guilhem Universidade de Brasília, Faculdade de Ciências da Saúde, Departamento de Enfermagem, Brasília, DF, Brazil. http://orcid.org/0000-0003-4569-9081

DOI:

https://doi.org/10.1590/s1980-220x2018047703548%20

Palavras-chave:

Estudantes de Enfermagem, Princípios Morais, Revisão Ética, Ética em Pesquisa, Má Conduta Científica

Resumo

Objetivo: Conhecer posicionamentos e práticas adotados por alunos de enfermagem inseridos em programas de iniciação científica acerca dos princípios de integridade científica nas diferentes etapas do processo de fazer ciência. Método: Estudo exploratório, de natureza quantitativa, em que foram entrevistados estudantes de enfermagem do Distrito Federal, participantes do Programa de Iniciação Científica. Resultados: Participaram do estudo 50 estudantes de enfermagem. A maioria dos entrevistados apresentou boas noções sobre o processo de condução de pesquisa, em suas diferentes etapas. Apesar disso, verificou-se que, mesmo possuindo familiaridade com boas práticas científicas, nem sempre os estudantes se comportavam de maneira mais responsável. Observou-se que os conhecimentos sobre temas relacionados à eticidade do processo científico foram obtidos predominantemente por meio de ensino formal, constituído por aulas e disciplinas. Apesar disso, reconhece-se a importância de espaços complementares, como a pesquisa e grupos de pesquisa. Conclusão: As experiências em pesquisa são importantes espaços educativos e de formação profissional para os estudantes. Por isso, boas práticas em pesquisa precisam ser incluídas precocemente no currículo acadêmico.

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Publicado

2020-04-06

Edição

Seção

Artigo Original

Como Citar

Silva, N. R. A. da ., Pádua, G. C. C. ., Novaes, M. R. C. G. ., & Guilhem, D. B. . (2020). Integridade científica entre alunos de enfermagem que participam do Programa de Iniciação Científica: Estudo exploratório. Revista Da Escola De Enfermagem Da USP, 54, e03548. https://doi.org/10.1590/s1980-220x2018047703548