A expansão dos cursos de graduação em Enfermagem: cenário, interesses e desafios do ensino a distância
DOI:
https://doi.org/10.1590/S1980-220X2020009903784Palavras-chave:
Educação Superior, Educação a Distância, EnfermagemResumo
Objetivo: Analisar a expansão dos cursos de graduação em Enfermagem, em particular, na modalidade de Ensino a Distância. Método: Estudo exploratório, descritivo, analítico e documental que utilizou como fonte de dados secundários as Sinopses Estatísticas da Educação Superior – Graduação, do Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira do Ministério da Educação – entre os anos de 2009 e 2018. Resultados: Observou-se crescimento do número de cursos e de novas vagas na modalidade a distância. Entretanto, apenas 8,89% dessas vagas ofertadas foram ocupadas, 3,39% dos matriculados concluíram o curso e 0,30% das vagas ofertadas tiveram alunos concluintes. Conclusão: A expansão dos cursos de graduação em Enfermagem está articulada ao movimento geral da Educação Superior. Esse cenário revela os interesses do capital na educação, requerendo a construção coletiva de estratégias para a garantia do direito à educação pública, gratuita e com qualidade social.
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