O quesito raça/cor no processo de cuidado em centro de atenção psicossocial infantojuvenil

Autores

  • Bruna de Paula Candido Universidade de São Paulo, Escola de Enfermagem, Programa de pós-graduação em Enfermagem, São Paulo, SP, Brasil. http://orcid.org/0000-0003-2822-2484
  • Sônia Barros Universidade de São Paulo, Escola de Enfermagem, Departamento de Enfermagem Materno Infantil e Psiquiátrica, São Paulo, SP, Brasil. Universidade de São Paulo, Instituto de Estudos Avançados, São Paulo, SP, Brasil. http://orcid.org/0000-0002-6346-9717
  • Luciane Régio Universidade de São Paulo, Escola de Enfermagem da USP, Programa de Doutorado Interunidades, São Paulo, SP, Brasil. http://orcid.org/0000-0002-9017-4332
  • Caroline Ballan Universidade de São Paulo, Escola de Enfermagem da USP, Programa de Doutorado Interunidades, São Paulo, SP, Brasil. http://orcid.org/0000-0002-8908-6669
  • Márcia Aparecida Ferreira de Oliveira Universidade de São Paulo, Escola de Enfermagem, Departamento de Enfermagem Materno Infantil e Psiquiátrica, São Paulo, SP, Brasil. http://orcid.org/0000-0002-1069-8700

DOI:

https://doi.org/10.1590/1980-220X-REEUSP-2021-0363

Palavras-chave:

Centros Comunitários de Saúde Mental, Criança, Adolescente, Racismo, Colaboração Intersetorial

Resumo

Objetivo: Reconhecer as ações relacionadas ao quesito raça/cor desenvolvidas no processo de cuidado da população infantojuvenil negra de um Centro de Atenção Psicossocial infantojuvenil no Brasil. Método: Pesquisa de abordagem qualitativa com enfoque no referencial do racismo tridimensional. Os dados foram coletados por meio dos prontuários ativos e entrevistas com profissionais de referência. Os resultados foram categorizados e tematizados por meio de análise de conteúdo e encontraram-se os seguintes temas: tipologia da violência infantil, identificação do racismo, a escola, acesso à cultura negra e representatividade. Este estudo obteve aprovação ética. Resultados: O quesito raça/cor frente à violação de direitos fundamentais da criança/adolescente negro contribui para a compreensão do racismo enquanto determinante social de saúde mental. As ações de empoderamento da população negra perpassam pela inserção do quesito raça-cor como categoria analítica e processual nos Projetos Terapêuticos Singulares, como prática integrante do processo de trabalho das equipes multiprofissionais. Conclusão: É preciso investir persistentemente na identificação e na qualificação de ações e discussões sistemáticas para enfrentar os efeitos psicossociais do racismo.

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Publicado

2022-03-14

Edição

Seção

Artigo Original

Como Citar

Candido, B. de P., Barros, S., Régio, L., Ballan, C., & Oliveira, M. A. F. de. (2022). O quesito raça/cor no processo de cuidado em centro de atenção psicossocial infantojuvenil. Revista Da Escola De Enfermagem Da USP, 56, e20210363. https://doi.org/10.1590/1980-220X-REEUSP-2021-0363