Lugares Abandonados
DOI:
https://doi.org/10.11606/issn.2525-8354.v7i7p153-170Palavras-chave:
Vazio urbano, Arquitetura abandonada, Gentrificação, Retrofit, Reciclagem de edificios, Arte urbanaResumo
Observamos lugares e edifícios abandonados, vazios urbanos; espaços construídos cujas funções originais não mais coexistem: edifícios obsoletos. Não raro, bens públicos e parte do patrimônio histórico arquitetônico. Aqui, o eixo central será desvelar possibilidades de uso e contemplação desses “estranhos espaços urbanos”, parafreaseando Ignasi de Solà-Morales (1996). São abordagens que recriam lugares, reconhecem identidades urbanas e reúnem memória, patrimônio e função social, num contexto de gentrificação.
Downloads
Referências
Agier, Michel. Antropologia da Cidade: Lugares, Situações, Movimentos. São Paulo: Editora Terceiro Nome; 2011.
Augé, Marc. Non-lieux. Introduction à une Anthropologie de la Surmodernité. Paris: Seuil; 1992.
Augé, Marc. Não Lugares. Introdução a uma antropologia da supermodernidade. Papirus: São Paulo; 2005
Argan, Giulio Carlo. História da arte como história da cidade. São Paulo: Martins Fontes; 1993.
Argan, Giulio Carlo. Arte Moderna. São Paulo: Companhia das Letras; 1992.
Belting, Hans. O Fim da História da Arte. Tradução: Rodnei Nascimento. São Paulo: Cosac Naify; 2006.
Brandt, Leonardo (org.). Políticas Culturais. Vol. 1. Barueri, S.P.: Manole; 2003.
Cairns, Stephen & Jacobs, Jane. Buildings Must Die. Cambridge, MA, Londres, UK: The MIT Press; 2014.
Careri, Francesco. Walkscapes: O Caminhar como Prática Poética. São Paulo: Gustavo Gili; 2013.
Cauquelin, Anne. Arte Contemporânea: introdução. São Paulo: Martins fontes; 2005.
Crawford, Jane. “Gordon Matta-Clark: in context.” In: Fusi, Lorenzo & Pierini, Marco (eds.) Milão: Silvana Editoriale; 2013. [105-121].
Crow, Thomas. Modern Art in the Common Culture. New Haven Yale University Press; 1996.
Crimp, Douglas. Sobre as Ruínas do Museu. São Paulo. Martins Fontes; 2005.
Danto, Arthur. Após o fim da arte, a arte contemporânea e os limites da história. São Paulo: Edusp; 2006.
Foote, Nancy, "The Apotheosis of a Crummy Space", Artforum, October; 1976.
Fusi, Lorenzo, PIERINI, Marco (eds.) Gordon Matta-Clark. Milao: Silvana Editoriale; 2013.
Freire, Maria Cristina Machado. Poéticas do Processo: arte conceitual no museu. São Paulo: Iluminuras; 1999.
Gitlin, Todd. The Sixties: Years of hope, days of rage. New York, Bantam Books; 1987
Harvey, David. Cidades Rebeldes. Do direito à cidade à revolução urbana. São Paulo: Martins Fontes; 2014.
Huyssen, Andreas. After the Great Divide. Modernism, Mass Culture, Postmodernism. Bloomington e Indianapolis: Indiana University Press; 1986.
Huyssen, Andreas. “A política Cultural da Pop”. In Memórias do Modernismo. Rio de Janeiro, UFRJ; 1996. (p. 94-101).
Greenberg, Clement. Pintura modernista. In: FERREIRA, Gloria (org.) Clement Greenberg e o Debate Crítico. Rio de Janeiro: Jorge Zahar; 1997.
Klee, Paul. Teoría del arte moderno. Buenos Aires: Cactus; 2007.
Lippard, Lucy. Six years: the dematerialization of the art object from 1966 to 1972. California University Press; 1973.
Lipovetsky, Gilles & Charles, Sébastien. Os tempos hipermodernos. São Paulo: Barcarolla; 2004.
Lynch, Kevin. Wasting Away. Sierra Club Books: São Francisco; 1990
Macedo, Wesley. PS1 / MoMA-PS1. A transformação de um edifício em espaço expositivo de arte. Dissertação (Mestrado) – FAUUSP, São Paulo; 2015.
Miles, Barry. In the Sixties. London: Jonathan; 2002
Montaner, Josep M. As formas do século XX. Barcelona: Gustavo Gili; 2002.
Newhouse, Victoria. Towards a New Museum. New York: The Monacelli Press; 1998.
O’Doherty, Brian. Studio and Cube. On the relationship between where art is made and where art is displayed. Nova Iorque: Princeton Architectural Press; 2007.
Perl, Jed. New Art City: Nova Iorque, capital da arte moderna. São Paulo: Companhia das Letras; 2008.
Reiss, Julie H. From Margin to Center – The Spaces of Installation Art. Cambridge, The MIT Press; 1999.
Rosati, Lauren & Staniszewski, Mary Anne (eds.). Alternative Histories: New York Art Spaces: 1960 to 2010. (New York: Exit Art; Cambridge: MIT Press; 2012.
Rossi, Aldo. L'architettura della città. Padova: Marisilio; 1966.
Rossi, Aldo. A arquitetura da cidade. São Paulo: Martins Fontes; 2001.
Sander, Jay & Hoberman, J. Rituals of Rented Island. Object theather, Loft Performance and the New Psycodrama – Manhattan, 1970-1980.
Whiney Museum of American Art/ Yale University Press; 2013.
Solà-Morales, Ignasi de. Presente y futuros: La arquitectura en las ciudades. Barcelona: Comitè d'Organització del Congrés UIA Barcelona 96; 1996.
Solà-Morales, Ignasi de. Territórios. Barcelona: Gustavo Gili; 2002
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
- Os autores mantêm os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença CreativeCommonsAttribution CC-BY que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
- Os autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Os autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho on-line (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).