Experiência e representação: por uma fenomenologia das imagens, em Noite e Neblina (1995) de Alain Resnais
DOI:
https://doi.org/10.11606/issn.2525-8354.v8i8p141-165Palavras-chave:
Cinema, Imagem, Fenomenologia, Experiência, PolíticaResumo
O presente artigo parte do filme Nuit et broulliard (1955), produzido pelo cineasta francês Alain Resnais, para discutir a potência das imagens e os limites da representação de fatos históricos tidos como crimes à humanidade. Propõe-se uma leitura da abordagem de Resnais, considerando os princípios da fenomenologia e a crise da experiência no mundo moderno e suas implicações na contemporaneidade.
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Publicado
2020-05-25
Edição
Seção
Artigo/Ensaio
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Como Citar
Gomes, P. F., & Kaizer, F. (2020). Experiência e representação: por uma fenomenologia das imagens, em Noite e Neblina (1995) de Alain Resnais. Revista ARA, 8(8), 141-165. https://doi.org/10.11606/issn.2525-8354.v8i8p141-165