O macro pianismo do Mikrokosmos: caminhos de desenvolvimento técnico e de linguagem por meio da série de 153 peças progressivas para piano do compositor Béla Bartók
DOI:
https://doi.org/10.11606/issn.2447-7117.rt.2022.200152Palabras clave:
Mikrokosmos, Béla Bartó, Piano, Pedagogia MusicalResumen
Neste ensaio são apresentadas as origens e a contextualização histórica da gênese do ciclo de 153 peças para piano, intitulado Mikrokosmosdo compositor húngaro Béla Bartók. Na primeira seção é discutido, em um breve panorama, as transformações conceituais pelas quais a pedagogia musical passou ao longo dos últimos séculos, de modo a podermos compreender melhor a relevância da obra de Bartók dentro desse contexto. No segundo seguimento é tratado sobre a gênese do ciclo e sobre a relevância dos conteúdos musicais presentes ao longo das peças, além da importância didática e estética deste material.
Descargas
Referencias
BACH, Carl Philipp Emanuel. Ensaio sobre a maneira correta de tocar teclado. Campinas: Editora Unicamp, 2009.
BARTÓK, Béla. Mikrokosmos: 153 peças progressivas para piano (6 volumes). UK: Boosey & Hawkes, 1987.
COELHO, Lauro Machado. Nela vive a alma de seu povo: vida e obra de Béla Bartók. São Paulo: Algol, 2010.
FONTERRADA, Marisa Trench de Oliveira. De tramas e fios: um ensaio sobre música e educação. São Paulo: Editora Unesp, 2008.
MARCILIO, Maria Luiza. História da Alfabetização no Brasil. São Paulo: EDUSP, 2016.
MATEIRO, Teresa; ILARI, Beatriz (Org.). Pedagogias em educação musical. Curitiba: InterSaberes, 2012.
MATEIRO, Teresa; ILARI, Beatriz (Org.). Pedagogias brasileiras em educação musical. Curitiba: InterSaberes, 2016.
PELAFSKY, I. Introdução á pedagogia do Piano. São Paulo: Editorial Paulista, 1934.
SALLES, Paulo de Tarso; DUDEQUE, Norton (Orgs.). Villa-Lobos, um compêndio: novos desafios interpretativos. Curitiba: Editora UFPR, 2017.
SMALL. Christopher. Musicking: the meaning of performing and listening. USA: Wesleyan University Press, 1998.
VILLA-LOBOS, Heitor. Guia Prático (1º volume, 4 cadernos). Rio de Janeiro: Academia Brasileira de Música; Fundação Nacional das Artes, 2009.
WIORA, Walter. The four ages of music. USA: W.W.Norton, 1965.
Descargas
Publicado
Número
Sección
Licencia
Derechos de autor 2022 Alexandre Guilherme Montes Silva
Esta obra está bajo una licencia internacional Creative Commons Atribución 4.0.
Los autores conservan los derechos de autor y otorgan a la revista el derecho a la primera publicación, con el trabajo bajo la licencia de atribución Creative Commons CC-BY-NC:
Esta obra está bajo una licencia internacional Creative Commons Atribución 4.0.