Intellectual trajectory: contributions from the bourdiesian perspective

Authors

  • Natália Cristina de Oliveira Universidade Federal de Mato Grosso do Sul
  • David Antonio Castro Netto Universidade Estadual do Paraná
  • Andreza da Silva Vieira Universidade Estadual de Maringá

DOI:

https://doi.org/10.11606/issn.2447-9020.intelligere.2021.173575

Keywords:

Birth of intellectuals, Intellectual trajectory, Intellectual history, Pierre Bourdieu

Abstract

The aim of this article is to discuss possibilities for theoretical interpretations in the construction of intellectual trajectories. Our considerations go along two lines. Rather, we explain the need for understanding about the theoretical meanings of the - so-called - “birth of intellectuals”. In the sequence, we refer, more precisely, to the conceptual articulations developed by the sociologist Pierre Bourdieu. Throughout this analysis, we use concepts that can be taken into account in order to support the construction of intellectual trajectories; being mainly habitus, field and capital in order to involve and analyze intellectual actions, as well as their impacts on the social sphere.

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Author Biographies

  • Natália Cristina de Oliveira, Universidade Federal de Mato Grosso do Sul

    Doutorado em Educação, na linha de pesquisa História e Políticas Educacionais, pela Universidade Estadual de Ponta Grossa (2018); Mestrado em Educação, na linha História e Política da Educação, pela Universidade Estadual de Maringá (2015); Especialização em Políticas Públicas e Educacionais pela Universidade Estadual do Norte do Paraná - Campus Cornélio Procópio (UENP/CCP) (2013); Especialização em Educação Especial e Inclusiva - UENP/CCP (2012) e graduação em Pedagogia - UENP/CCP (2011). Atualmente é docente, e responde como coordenadora, do curso de Pedagogia da Universidade Federal do Mato Grosso do Sul (UFMS). Área de pesquisa: História, intelectuais e educação (História Intelectual); Instituições educacionais; Igreja Católica; Companhia de Jesus; Imprensa e Pensamento Pedagógico/Educacional.

  • David Antonio Castro Netto, Universidade Estadual do Paraná

    Possui graduação em História pela Universidade do Sagrado Coração (2006). Cursou Especialização em História e Sociedade (2007) e concluiu o mestrado (2011) na linha de Política e Movimentos Sociais, ambos pela Universidade Estadual de Maringá (UEM) e é doutor em História pelo Programa de Pós-Graduação em História da Universidade Federal do Paraná. Participa do de Apoio aos Núcleos de Excelência - PRONEX - no projeto "Mitos de unidade irracionais: sentimentos de pertença e exclusão na era dos nacionalismos", coordenado pela Prof. Dra. Marion Brepohl de Magalhães (Universidade Federal do Paraná) - financiado pela Fundação Araucária de Apoio ao Desenvolvimento Científico e do projeto: Dops/PR: História e Historiografia, coordenado pelo Prof. Dr. Angelo Priori (Universidade Estadual de Maringá). Tem experiência na área de História, com ênfase em História do Brasil República, atuando principalmente nos seguintes temas: ditadura militar; abertura política; história da propaganda; história da comunicação e história da propaganda no Brasil.

  • Andreza da Silva Vieira, Universidade Estadual de Maringá

    Doutoranda em História, na linha História, Culturas e Narrativas na Universidade Estadual de Maringá (UEM). Mestre (2019) e Pós-graduada latto sensu em História (2019), na linha História das Revoluções e dos Movimentos Sociais pela mesma instituição. É graduada, Licenciatura Plena em História (2016) pela Universidade Estadual de Maringá (UEM). Também integra os grupos de pesquisa interinstitucional Educação, Cultura e História: Brasil, séculos XVI, XVII e XVIII (DEHSCUBRA/UNIMEP) e o Laboratório de Estudos do Império Português (LEIP/UEM). Atualmente é professora de Ciências Sociais, História e Filosofia do Ensino Fundamental II. Tem experiência na área de História Moderna, História da América Portuguesa, História do Brasil Colônia.

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Published

2021-08-14

Issue

Section

Artigos

How to Cite

Intellectual trajectory: contributions from the bourdiesian perspective. (2021). Intelligere, 11, 94-110. https://doi.org/10.11606/issn.2447-9020.intelligere.2021.173575