O retrato de Anna de La Grange como Norma, de Louis-Auguste Moreaux

a retratística teatral e a circulação de modelos no Brasil do século XIX

Autores/as

DOI:

https://doi.org/10.11606/issn.2316-901X.v0i73p170-193

Palabras clave:

Retrato, Anna de La Grange, Louis-Auguste Moreaux

Resumen

Este artigo analisa a pintura de Louis-Auguste Moreaux intitulada O retrato da atriz Lagrange (Museu Nacional de Belas Artes, Rio de Janeiro), exposta em 1860 em homenagem à atriz e cantora francesa Anna de La Grange em seu papel como Norma, personagem da ópera de Vincenzo Bellini. O artigo analisa a crítica do período, a carreira de Anna de La Grange, os modelos internacionais acerca da retratística teatral e sua circulação no Brasil, além da renovação da retratística na coleção de pinturas da Academia Imperial de Belas Artes.

Descargas

Los datos de descarga aún no están disponibles.

Publicado

2019-09-04

Número

Sección

Artigos

Cómo citar

Dias, E. (2019). O retrato de Anna de La Grange como Norma, de Louis-Auguste Moreaux: a retratística teatral e a circulação de modelos no Brasil do século XIX. Revista Do Instituto De Estudos Brasileiros, 73, 170-193. https://doi.org/10.11606/issn.2316-901X.v0i73p170-193