O retrato de Anna de La Grange como Norma, de Louis-Auguste Moreaux
a retratística teatral e a circulação de modelos no Brasil do século XIX
DOI:
https://doi.org/10.11606/issn.2316-901X.v0i73p170-193Palabras clave:
Retrato, Anna de La Grange, Louis-Auguste MoreauxResumen
Este artigo analisa a pintura de Louis-Auguste Moreaux intitulada O retrato da atriz Lagrange (Museu Nacional de Belas Artes, Rio de Janeiro), exposta em 1860 em homenagem à atriz e cantora francesa Anna de La Grange em seu papel como Norma, personagem da ópera de Vincenzo Bellini. O artigo analisa a crítica do período, a carreira de Anna de La Grange, os modelos internacionais acerca da retratística teatral e sua circulação no Brasil, além da renovação da retratística na coleção de pinturas da Academia Imperial de Belas Artes.
Descargas
Los datos de descarga aún no están disponibles.
Descargas
Publicado
2019-09-04
Número
Sección
Artigos
Licencia
- Todo o conteúdo do periódico, exceto onde está identificado, está licenciado sob uma Licença Creative Commons do tipo atribuição BY-NC.
Cómo citar
Dias, E. (2019). O retrato de Anna de La Grange como Norma, de Louis-Auguste Moreaux: a retratística teatral e a circulação de modelos no Brasil do século XIX. Revista Do Instituto De Estudos Brasileiros, 73, 170-193. https://doi.org/10.11606/issn.2316-901X.v0i73p170-193