Produção científica em Turismo: análise de estudos referenciais no exterior e no Brasil

Autores

  • Mirian Rejowski Universidade de São Paulo. Escola de Comunicações e Artes.

DOI:

https://doi.org/10.11606/issn.1984-4867.v21i2p224-246

Palavras-chave:

turismo, produção científica, pesquisas referenciais, estágio evolutivo.

Resumo

Pesquisa documental, de caráter exploratório, que descreve e analisa os enfoques e resultados de um conjunto de estudos sobre a produção científica em Turismo no exterior e no Brasil, com base em levantamento bibliográfico e análise de conteúdo. Com o objetivo de discutir a relevância e o estágio evolutivo do conhecimento turístico, apresenta uma amostra de estudos referenciais sobre o tema no exterior e mapeia 24 estudos produzidos nessa temática no Brasil de 1993 a 2008, destacando diferentes objetivos, objetos de estudo, metodologias e resultados. A maioria das pesquisas no exterior apresenta-se como quantitativa, centra-se em periódicos científicos e destaca-se pelo referencial teórico e a metodologia adotada. No Brasil, embora a maioria das pesquisas privilegie as dissertações e teses acadêmicas enquanto objeto de estudo há maior diversidade deste; nota-se, porém, certo distanciamento em relação ao referencial teórico e metodológico dos estudos do exterior.

Downloads

Os dados de download ainda não estão disponíveis.

Biografia do Autor

  • Mirian Rejowski, Universidade de São Paulo. Escola de Comunicações e Artes.
    Bacharel em Turismo, Mestre e Doutora em Ciências da Comunicação e Livre Docente em Teoria do Turismo e do Lazer pela Universidade de São Paulo. Professora associada (aposentada) da Escola de Comunicações e Artes da USP. Docente Titular do Mestrado em Hospitalidade da Universidade Anhembi Morumbi. Pesquisadora bolsista (PQ) do Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico.

Downloads

Publicado

2010-08-01

Edição

Seção

Artigos e Ensaios

Como Citar

Produção científica em Turismo: análise de estudos referenciais no exterior e no Brasil. (2010). Revista Turismo Em Análise, 21(2), 224-246. https://doi.org/10.11606/issn.1984-4867.v21i2p224-246