Como Certificar o Turismo Sustentável?

Autores

  • Mário Carlos Beni Universidade do Vale do Itajaí - Univali

DOI:

https://doi.org/10.11606/issn.1984-4867.v14i2p5-16

Palavras-chave:

turismo sustentável, eco-sustentabilidade do turismo, certificação.

Resumo

Este artigo contém a síntese das contribuições prestadas pelo autor na Conferência Regional das Américas realizada de 29 a 30 de setem­bro de 2003 na Costa do Sauípe, Bahia, bem como suas críticas e recomenda­ções. O assunto até agora não alcançou consenso, ainda mais quando se leva em conta a não-participação da universidade e dos centros de pesquisa em sua discussão e formulação e, por isso, a ênfase sempre recai na preservação e na defesa do meio ambiente. A pergunta contida no título é instigante e até serve de estímulo para ousados trabalhos e pesquisas. Para orientar o leitor, há também uma breve síntese do histórico da problemática ambiental e sua evolução até as tentativas atuais para construir o conceito de turismo e desenvolvimento sustentável.

Downloads

Os dados de download ainda não estão disponíveis.

Biografia do Autor

  • Mário Carlos Beni, Universidade do Vale do Itajaí - Univali
    Engenheiro Civil pela Universidade Mackenzie; Mestre em Ciências Sociais, Doutor em Ciên­cias da Comunicação, Livre-docente e Professor Titular da ECA-USP; professor do curso de mestra­do em Hotelaria e Turismo da Universidade do Vale do Itajaí (Univali), Santa Catarina, e dos cursos de pós-graduação e mestrado em Turismo na Universidade de Caxias do Sul (UCS), Rio Grande do Sul.

Downloads

Publicado

2003-11-14

Edição

Seção

Artigos e Ensaios

Como Citar

Como Certificar o Turismo Sustentável?. (2003). Revista Turismo Em Análise, 14(2), 5-16. https://doi.org/10.11606/issn.1984-4867.v14i2p5-16