Prorrogação de prazo para submissões: Dossiê "Mediação - entre Público, Ação e Cena"

2024-03-26

MEDIAÇÃO – ENTRE PÚBLICO, AÇÃO E CENA


A Revista Sala Preta abre chamada para contribuições ao dossiê MEDIAÇÃO – ENTRE PÚBLICO, AÇÃO E CENA, com submissões prorrogadas até 31 de março de 2024, e publicação prevista em agosto.

 

Nascida em um contexto sociopolítico no qual buscava-se valorizar o encontro com obras de arte consagradas, proporcionando impactos estéticos sobre o que se entendia como democratização cultural. A ideia e a prática da mediação nas artes cênicas ganham força e amplitude, desde meados do século XX até os dias atuais. De ampla natureza, as atividades de mediação cobrem um espectro de ações, que vão desde a popularização da aquisição de ingressos para espetáculos até processos educacionais mais complexos no que diz respeito à intermediação e construção de olhares sobre a obra artística. Assim, a mediação se articula com múltiplos campos, como a política cultural, a educação, e a própria construção e renovação das obras artísticas, aguçando olhares, interrogando a obra artística e enriquecendo o seu acesso, leitura e fruição.

 

Nas artes cênicas, os processos de mediação se aliam à ação cultural e à ação artística, compreendendo como mediadores tanto professores e pesquisadores de teatro, quanto críticos e jornalistas, mas também publicações e documentos, e, ainda, os próprios artistas e produtores, que, muitas vezes, fazem da mediação uma etapa relevante no processo de criação. Compreendem-se as ações de mediação enquanto processos que “abordam a formação de espectadores como uma questão que abrange as diversas etapas do evento teatral, desde a concepção até a sua recepção pelo público. É considerado procedimento de mediação toda e qualquer ação que se interponha, situando-se no espaço existente entre o palco e a platéia, buscando possibilitar ou qualificar a relação do espectador com a obra teatral, tais como: divulgação; difusão e promoção; produção e atividades pedagógicas de formação” (Flávio Desgranges, A Pedagogia do Espectador, 2003, p.65-66).

 

Para este dossiê, a Revista Sala Preta convida os autores a compartilhar suas pesquisas, em artigos, traduções, entrevistas, críticas e resenhas ligadas ao campo das artes cênicas, que investiguem a mediação cultural e artística sob diversos olhares e possibilidades de análise, enriquecendo o debate sobre este tema tão relevante para o campo das artes cênicas contemporâneas.

 

Os tópicos a seguir apontam abordagens possíveis para o tema, sem prejuízos de outras formulações:

 

  • Mediação cultural e artística em artes cênicas
  • Ação cultural e mediação  
  • A mediação, o espectador e a recepção nas artes cênicas
  • Atividades, ações e programas de mediação 
  • Mediação cultural e artística na formação de espectadores
  • Leis de incentivo, ações de contrapartida, e o papel da mediação 
  • Mediação, democratização e democracia cultural 
  • Mediação em artes cênicas e decolonialidade
  • Mediação em artes cênicas e cultura popular
  • Mediação em artes cênicas e acessibilidade
  • Mediação cultural e artística em espaços de educação formal e não formal
  • Formação de mediadores culturais e artísticos
  • Cursos, programas e currículos ligados à formação de mediadores
  • Diálogos entre as artes cênicas e a mediação em contextos diversos
  • Procedimentos cênicos na mediação em artes visuais e performativas
  • Propostas de mediação implícitas na criação artística
  • Documentos e arquivos de obras artísticas como materiais de mediação



A Revista Sala Preta aceita artigos, entrevistas, críticas, resenhas e traduções que se vinculem conceitualmente às artes cênicas em campo expandido. As submissões devem estar de acordo com os padrões do periódico (disponíveis em nosso site) para cada tipo de texto. Apenas materiais originais (não publicados) são considerados, e a avaliação é feita pelo sistema duplo-cego. A Revista é de livre acesso para autores e leitores e não cobra taxas de submissão ou publicação.

 

Além dos dossiês, a revista publica artigos sem restrição temática, recebidos em fluxo contínuo, que são considerados e avaliados junto de cada ciclo editorial. Os artigos de tema livre recebidos até dia 24/março serão considerados para a publicação junto do N.2 do Vol.23 da revista, fora do dossiê temático. Textos enviados após esse prazo serão considerados apenas no ciclo editorial seguinte.

 

Maiores informações podem ser encontradas em nosso website, https://www.revistas.usp.br/salapreta, onde nossas diretrizes podem ser visualizadas.