The insurgent performer of the scene
performances of a differentiated body
DOI:
https://doi.org/10.11606/issn.2238-3867.v19i2p197-209Keywords:
Differentiated bodies, Performer, Performance, Artivism, InsurgenciesAbstract
This article reflects on the performer as an insurgent on the scene since the artist tries to connect art and life during each performance, not separate both, as they begin to assume the function of being subject, object and art trajectory in the temporary nature of the body’s performance.
Downloads
References
ALCÁZAR, J. Performance: un arte del yo: autobiografía, cuerpo e identidad. México, DF: Siglo XXI, 2014.
ARTAUD, A. O teatro e seu duplo. São Paulo: Martins Fontes, 2006.
FERNANDES, C. O corpo em movimento: o sistema Laban/Bartenieff na formação e pesquisa em artes cênicas. São Paulo: Annablume, 2006.
GOFFMAN, K.; JOY, D. Contracultura através dos tempos: do mito de Prometeu à cultura digital. Rio de Janeiro: Ediouro, 2007.
LOTRINGER, S. Contemplar o sofrimento. In: OLIVEIRA, F. H. M.; SALLES, N. (org.). Corpos diferenciados em performance. São Paulo: Fonte Editorial, 2018. p. 263-268.
MÈREDIEU, F. No limiar do corpo: metamorfoses e linhas de fuga: de Antonin Artaud às expressões contemporâneas. In: OLIVEIRA, F. H. M.; SALLES, N. (org.). Corpos diferenciados em performance. São Paulo: Fonte Editorial, 2018. p. 245-262.
OLIVEIRA, F. H. M. Corpos diferenciados: a criação da performance “Kahlo em mim eu e(m) Kahlo”. Maceió: Edufal, 2013.
OLIVEIRA, F. H. M. Subjetividade(s) e(m) performance: corpo, diferença e artivismo. 2018. Tese (Doutorado em Artes Cênicas) – Faculdade de Artes Cênicas, Universidade Federal da Bahia, Salvador, 2018.
OLIVEIRA, F. H. M.; SALLES, N. (org.). Corpos diferenciados em performance. São Paulo: Fonte Editorial, 2018.
PHELAN, P. Unmarked: the politics of performance. London: Routledge, 1993.
TAYLOR, D. Performance. Buenos Aires: Asuntos Impresos, 2012.
TAYLOR, D.; FUENTES, M. A. (ed.). Estudios avanzados de performance. México, DF: Fondo de Cultura Económica; New York: Instituto Hemisférico de Performance y Política, 2011.
Downloads
Published
Issue
Section
License
Os leitores são livres para compartilhar, copiar e redistribuir os textos publicados na Sala Preta, sem fins comerciais e em qualquer suporte ou formato, desde que sejam dados os créditos apropriados ao(s) autor(es) e à Revista. Podem também adaptar, remixar, transformar e criar a partir deste material, desde que distribuam o material derivado sob a mesma licença do original – e mantenham a menção explícita ao(s) autores e à Revista Sala Preta.
Ao submeter um artigo à Sala Preta e tê-lo aprovado para publicação os autores concordam com os termos da Licença Creative Commons Atribuição-NãoComercial-CompartilhaIgual 4.0 Internacional.