Policies and challenges of performing arts journals in Brazil from the experience of Revista Brasileira de Estudos da Presença: Henrique Rochelle interviews Gilberto Icle

Authors

  • Henrique Rochelle Universidade Estadual de Campinas
  • Gilberto Icle Universidade Federal do Rio Grande do Sul

DOI:

https://doi.org/10.11606/issn.2238-3867.v21i1p110-132

Keywords:

Publishing, Journals, Qualis, Revista Brasileira de Estudos da Presença

Abstract

In an interview with Henrique Rochelle, member of the new editorial board of Revista Sala Preta, Gilberto Icle, editor-in-chief of Revista Brasileira de Estudos da Presença, discusses the journal, its history, processes and editorial flow, and the policies and perspectives of the Arts field regarding the publication and editing of academic journals. It highlights aspects of the journal’s creation process, conceived based on international index criteria; its pioneering role in publishing articles within a professional workflow; the journal’s current operational and funding structure; the stages of the editorial flow and its assimilation by the academic community; the evaluation system, its changes and impacts on publications; and the inductive and performative nature of the role academic journals play regarding research in Arts.

Downloads

Download data is not yet available.

Author Biographies

  • Henrique Rochelle, Universidade Estadual de Campinas

    Doutor em Artes da Cena pela Universidade Estadual de Campinas (Unicamp), com estágios de Pós-Doutoramento na Universidade de São Paulo (USP), onde foi Professor Colaborador do Departamento de Artes Cênicas. Mestrando em Economia e Política da Cultura pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS), crítico de dança e editor da Revista Sala Preta e do site Outra Dança.

  • Gilberto Icle, Universidade Federal do Rio Grande do Sul

    Professor do Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) e do Programa de Pós-Graduação em Artes Cênicas da Universidade de Brasília (UnB). Bolsista de Produtividade 1D do CNPq. Ator e diretor do Grupo Usina do Trabalho do Ator. Editor-chefe da Revista Brasileira de Estudos da Presença.

References

BOAS, R. F. V.; CAMPOS, F. F.; AMARO, B. Análise dos critérios formais de qualidade editorial: a política de classificação de periódicos científicos a partir do Qualis Periódicos. Revista Informação, Londrina, v. 26, n. 1, p. 28-52, 2021.

COORDENAÇÃO DE APERFEIÇOAMENTO DE PESSOAL DE NÍVEL SUPERIOR. Relatório de Avaliação Quadrienal 2017, Área de Artes. Brasília, DF: Capes, 2017.

COORDENAÇÃO DE APERFEIÇOAMENTO DE PESSOAL DE NÍVEL SUPERIOR. Relatório do Qualis Periódicos, Área de Artes. Brasília, DF: Capes, 2019a.

COORDENAÇÃO DE APERFEIÇOAMENTO DE PESSOAL DE NÍVEL SUPERIOR. Ficha de Avaliação da Produção Intelectual dos PPG, Área de Artes. Brasília, DF: Capes, 2019b.

COORDENAÇÃO DE APERFEIÇOAMENTO DE PESSOAL DE NÍVEL SUPERIOR. Documento de Área, Área de Artes. Brasília, DF: Capes, 2019c.

FÓRUM DAS CIÊNCIAS HUMANAS, SOCIAIS, SOCIAIS APLICADAS, LETRAS, LINGUÍSTICA E ARTES. Carta Aberta. [S. l.], set. 2021. Disponível em: https://bit.ly/3K0GkHL. Acesso em: 9 maio 2022.

FÓRUM NACIONAL DE EDITORES DE PERIÓDICOS DA ÁREA DE ARTES. Carta aberta. [S. l.], 6 maio 2021. Disponível em: https://bit.ly/3was7Tb. Acesso em: 9 maio 2022.

GIL, B. O cenário brasileiro de publicação de artigos científicos das Grandes Áreas de Ciências Humanas, Linguística, Letras e Artes em periódicos (inter)nacionais: práticas, motivos, necessidades e estratégias. 2022. Tese (Doutorado em Estudos Linguísticos) – Universidade Estadual Paulista, São José do Rio Preto, 2022.

OLIVEIRA, C. C. V. Qualidade dos periódicos científicos: um modelo-síntese para avaliação com foco nos aspectos extrínsecos e intrínsecos indiretos da publicação. 2017. Tese (Doutorado em Gestão e Organização do Conhecimento) – Universidade Federal de Minas Gerais, Belo Horizonte, 2017.

PEREZ, O. C. O novo Qualis Periódicos: possíveis diretrizes, impactos e resistências. Novos Debates, Brasília, DF, v. 6, n. 1-2, e6212, 2020. DOI: 10.48006/2358-0097-6212.

PONCE, B. J. et al. Sobre a melhoria da produção e da avaliação de periódicos científicos no Brasil. Ensaio: avaliação e políticas públicas em educação, Rio de Janeiro, v. 25, n. 97, p. 1032-1044, 2017. DOI: 10.1590/S0104-40362017002501032.

PRIETO, R. G.; PETRI, É. Desafios e possibilidades da publicação contínua para o trabalho dos editores de periódicos científicos. Educação e Pesquisa, São Paulo, v. 44, e20184401001, 2018. DOI: 10.1590/S1517-970220184401001.

VOGEL, M. J. M. Avaliação da Pós-Graduação Brasileira: análise dos quesitos utilizados pela CAPES e das críticas da comunidade acadêmica. 2015. Tese (Doutorado em Ciência da Informação) – Universidade de São Paulo, São Paulo, 2015.

Published

2022-10-19

Issue

Section

ENTREVISTAS

How to Cite

Rochelle, H., & Icle, G. (2022). Policies and challenges of performing arts journals in Brazil from the experience of Revista Brasileira de Estudos da Presença: Henrique Rochelle interviews Gilberto Icle. Sala Preta, 21(1), 110-132. https://doi.org/10.11606/issn.2238-3867.v21i1p110-132