Espaço-tempo fluido: entrelaçamentos entre a cenografia digital, performance e animismo

Autores

  • Christiane Lopes da Cunha Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro

DOI:

https://doi.org/10.11606/issn.2238-3867.v22i3p72-90

Palavras-chave:

Cenografia digital, Animismo, Luz, Ritmo, Performance

Resumo

Neste artigo, sugere-se um enfoque da cenografia digital, à luz de perspectivas animistas, na zona de contato entre cosmologias ameríndias, negro-africanas e afro-brasileiras, que, a partir de outras vivências e noções sobre ritmo e movimento, produzem relações comunicativas com a alteridade. Para isso, tecem-se considerações com as noções de ritmo, vibração, luz e som, segundo as conceituações apresentadas por Kaká Werá Jecupé e Amadou Hampâté Bâ. Adicionalmente, como objeto de reflexão em relação à cena expandida, trata da abordagem transmídia do coletivo Kawin, cujos procedimentos criativos investigam vivências rítmicas expandidas entre a dança, o som, as artes visuais e a cenografia digital. O estudo propõe, assim, uma abordagem não normativa da cenografia digital em sua interação com a performance.

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Biografia do Autor

  • Christiane Lopes da Cunha, Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro

    Doutora em Artes Cênicas pela Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro (Unirio) e mestre em Estudos Contemporâneos das Artes pela Universidade Federal Fluminense (UFF) Bolsista da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES) e da Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado do Rio de Janeiro (Faperj). Artista visual e cênica com diversas exposições e performances no Brasil e no exterior. Co-fundadora e artista do coletivo transmídia Kawin.

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Publicado

2023-12-29

Edição

Seção

DOSSIÊ ESPACIALIDADES E VISUALIDADES NA CENA EXPANDIDA

Como Citar

Cunha, C. L. da . (2023). Espaço-tempo fluido: entrelaçamentos entre a cenografia digital, performance e animismo. Sala Preta, 22(3), 72-90. https://doi.org/10.11606/issn.2238-3867.v22i3p72-90