Práticas artísticas comunitárias como promotoras de conhecimento-emancipação

Autores

DOI:

https://doi.org/10.11606/issn.2238-3867.v23i1p135-158

Palavras-chave:

Práticas artísticas comunitárias, Teatro em comunidade, Conhecimento-emancipação, Teoria decolonial, Epistemologias do sul

Resumo

Este artigo tem como objetivo explorar as potencialidades das Práticas Artísticas Comunitárias (PAC) como possibilidades contra-hegemônicas de socialização e construção de mundo a partir das artes performativas. Procuraremos perceber como as PAC podem ser uma alternativa às formas convencionais de se construir conhecimento e de se fazer arte, por reunirem as condições necessárias para a formação do conhecimento-emancipação. Para isso, conceitos da teoria/pedagogia decolonial e das Epistemologias do Sul serão utilizados como fundamentação teórica.

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Biografia do Autor

  • Daniela Mota Silva, Universidade do Minho

    Doutoranda em Ciências da Cultura na Escola de Letras, Artes e Ciências Humanas da Universidade do Minho, apoiada e financiada por Bolsa de Doutoramento Fundação para a Ciência e a Tecnologia (FCT), I.P., no âmbito do projeto 2022.13311.BD. Mestre em Artes Cénicas pela Faculdade de Ciências Sociais e Humanas da Universidade Nova de Lisboa, é pesquisadora no âmbito das práticas artísticas comunitárias e das artes participativas.

  • José Eduardo Silva, Universidade do Minho

    Actor, encenador, investigador e professor adjunto de Teatro na Escola de Letras, Artes e Ciências Humanas da Universidade do Minho. Doutorado em Psicología pela Faculdade de Psicología e de Ciências da Educação da Universidade do Porto, as suas áreas de interesse interceptam o teatro, as artes performativas e o desenvolvimento humano nas suas dimensões psicológicas, sociais e políticas.

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Publicado

2024-04-30

Edição

Seção

DOSSIÊ TEORIAS DA CENA EM PERSPECTIVAS DO SUL

Como Citar

Silva, D. M., & Silva, J. E. (2024). Práticas artísticas comunitárias como promotoras de conhecimento-emancipação. Sala Preta, 23(1), 135-158. https://doi.org/10.11606/issn.2238-3867.v23i1p135-158