O que podem os corpos? Arquiteturas, expansões e potências. A última aula de Marcelo Denny na pós-graduação

Autores

  • Marcelo Denny de Toledo Leite Universidade de São Paulo

DOI:

https://doi.org/10.11606/issn.2238-3867.v22i3p8-47

Downloads

Os dados de download ainda não estão disponíveis.

Referências

AULA: “O que pode um Corpo” – Prof. Marcelo Denny PPGAC/ECA/USP. São Paulo: Laboratório de Práticas Performativas da USP, 2023. 1 vídeo (69 min). Publicado pelo canal Laboratório de Práticas Performativas da USP. Disponível em: https://bit.ly/46T0Cgi. Acesso em: 12 nov. 2023.

ALMEIDA, S. Racismo estrutural. São Paulo: Jandaíra, 2019.

ARTAUD, A. O teatro e seu duplo. 2. ed. São Paulo: Martins Fontes, 1999.

BARRENECHEA, M. A. de. Nietzsche e o corpo. 2. ed. Rio de Janeiro: 7Letras, 2017.

BAUMAN, Z. Amor líquido: sobre a fragilidade dos laços humanos. 1. ed. São Paulo: Zahar, 2004.

BULHÕES, M. et al. Arquiteturas do corpo e intervenção urbana: notas sobre a contribuição de Marcelo Denny. Revista Aspas, São Paulo, v. 10, n. 2, 2020, p. 189-200. DOI: 10.11606/issn.2238-3999.v10i2p189-200.

CALABRESE, O. A Idade Neobarroca. Lisboa: Edições 70, 2006.

CALVINO, I. Se um viajante numa noite de inverno. São Paulo: Companhia das Letras, 1999.

CARNEIRO, B. S. Relâmpagos com claror – Lygia Clark e Hélio Oiticica, vida como arte. São Paulo: Editora Imaginário: Fapesp, 2004.

CANTON, K. Temas da arte contemporânea e mundo de artista: a narrativa como método para o ensino da arte. In: ARANHA, C. S. G.; Canton, K. (org.). Espaços da mediação: a arte e seus públicos. São Paulo: Museu de Arte Contemporânea da USP, 2013. p. 135-150. Disponível em: https://bit.ly/3t94Ang. Acesso em: 28 out. 2023.

CIOTTI, N. O professor-performer. Natal: EDUFRN, 2014. Disponível em:https://bit.ly/47JnT5F. Acesso em: 27 nov. 2023.

COHEN, R. (ed.). Performance como linguagem. São Paulo: Perspectiva, 2002.

CUSICANQUI, S. R. [Bolívia] Silvia Rivera Cusicanqui: “Temos que produzir pensamento a partir do cotidiano”. [Entrevista cedida a] Kattalin Barber. Agência de Notícias Anarquistas, [s. l.], 8 mar. 2019. Disponível em: https://bit.ly/3RwTWzW. Acesso em: 17 nov. 2023.

DELEUZE, G. Nietzsche e a filosofia. Rio de Janeiro: Editora Rio, 1976.

DELEUZE, G. Sobre teatro: um manifesto de menos – O esgotado. Rio de Janeiro: Zahar, 2010.

DELEUZE, G.; GUATTARI, F. Capítulo I: As máquinas desejantes. In: DELEUZE, G.; GUATTARI, F. O anti-Édipo: capitalismo e esquizofrenia. São Paulo: Editora 34, 2010. p. 11-61.

DELEUZE, G.; GUATTARI; F. 28 de novembro de 1947 – como criar para si um Corpo sem Órgãos. In: DELEUZE, G.; GUATTARI; F. Mil platôs: capitalismo e esquizofrenia. São Paulo: Editora 34, 1999. v. 3.

DEPOIMENTO do diretor teatral José Celso Martinez Corrêa do Teatro Oficina. São Paulo: Laboratório de Práticas Performativas da USP, 2023. 1 vídeo (2 min). Publicado pelo canal Laboratório de Práticas Performativas da USP. Disponível em: https://bit.ly/488jtVB. Acesso em: 8 dez. 2023.

FOUCAULT, M. Nascimento da biopolítica. São Paulo: Martins Fontes, 2008.

FOUCAULT, M. O corpo utópico, as heterotopias. São Paulo: n-1 Edições, 2013.

FOUCAULT, M. Prefácio à transgressão [1963]. In: FOUCAULT, M. Estética: literatura e pintura, música e cinema. 2. ed. Rio de Janeiro: Forense Universitária, 2006. p. 28-46.

FOUCAULT, M. Vigiar e punir: nascimento da prisão. Petrópolis: Vozes, 1987.

FREITAS, E. B. F.; LEITE, M. D. de T. Provocações possíveis para perguntas infindáveis: corpo, arte e pandemia. Rebento, São Paulo, n. 12, p. 269-279, 2020.

GREINER, C. O corpo: pistas para estudos indisciplinares. 2. ed. São Paulo: Annablume, 2005.

HUGO, Victor. Os miseráveis. 1. edição. São Paulo: Martin Claret, 2014.

LE BRETON, D. Adeus ao corpo: antropologia e sociedade. Campinas: Papirus, 2003.

LEITE, M. D. de T. Arquiteturas do corpo: novas percepções, processos compartilhados e potências na performance contemporânea. Universidade Federal do Rio de Janeiro, Rio de Janeiro, 2019. Relatório de pesquisa de pós-doutorado.

MARTÍ, S. 58ª Bienal de Veneza se firma como vitrine de planeta corroído. Folha de S.Paulo, São Paulo, 12 maio 2019. Disponível em: https://bit.ly/41hAA5q. Acesso em: 28 nov. 2023.

MARX, K.; ENGELS, F. Manifesto do Partido Comunista. Estudos Avançados, São Paulo, v. 12, n. 34, p. 7-46, 1998.

MATUCK, A. Prefácio. In: COHEN, R. (ed.). Performance como linguagem. São Paulo: Perspectiva, 2002. p. 16.

MBEMBE, A. Necropolítica. São Paulo: n-1 Edições, 2018.

NIETZSCHE, F. A vontade de poder. Rio de Janeiro: Contraponto, 2008.

NIETZSCHE, F. O nascimento da tragédia, ou helenismo e pessimismo. São Paulo: Companhia das Letras, 1992.

ONFRAY, M. A potência de existir: manifesto hedonista. São Paulo: Martins Fontes, 2010.

PAZ, L. F. P. A performance em espaços públicos a partir do mínimo gesto ou da ação simples. Pesquisa de Iniciação Científica, Universidade de São Paulo, São Paulo, 2012. Disponível em: https://bit.ly/3RN2WBd. Acesso em: 15 dez. 2023.

PINK Floyd – The Wall. Produção de Alan Parker. Reino Unido: Metro-Goldwyn-Mayer/UA Entertainment Company, 1982, 1 dvd (95 min).

PINKOWSKI, J. Ötzi, o Homem de Gelo: o que sabemos 30 anos após sua descoberta. National Geographic Brasil, [s. l.], 18 set. 2021. Disponível em: https://bit.ly/3GvQAqG. Acesso em: 30 out. 2023.

PLATÃO. Diálogos. São Paulo: Editora Abril, 1972.

RANCIÈRE. J. O espectador emancipado. São Paulo: Martins Fontes, 2012.

SARTRE, J. O ser e o nada: ensaio de Ontologia Fenomenológica. 24. edição. Petrópolis: Editora Vozes, 2011.

SARTRE, J. O Existencialismo é um Humanismo. 4. edição. Petrópolis: Editora Vozes, 2014.

SARTRE, J. A Idade da Razão. 1. edição. Rio de Janeiro: Editora Nova Fronteira, 2011.

SPINOZA, B. Ética. Belo Horizonte: Autêntica, 2009.

TAVARES, G. M. Atlas do corpo e da imaginação: teoria, fragmentos e imagens. Alfragide: Caminho, 2013.

TEMPOS Modernos (Modern Times). Produção de Charlie Chaplin. Estados Unidos da América: United Artists, 1936, 1 dvd (86 min).

Downloads

Publicado

2023-12-29

Edição

Seção

HOMENAGEM

Como Citar

Leite, M. D. de T. (2023). O que podem os corpos? Arquiteturas, expansões e potências. A última aula de Marcelo Denny na pós-graduação. Sala Preta, 22(3), 7-47. https://doi.org/10.11606/issn.2238-3867.v22i3p8-47