In third person: on the process of writing the autobiography of another

Authors

  • Alexandre Ferreira Dal Farra Martins Universidade de São Paulo. Faculdade de Filosofia, Letras e Ciências Humanas. Departamento de Letras Modernas

DOI:

https://doi.org/10.11606/issn.2238-3867.v14i2p164-170

Keywords:

Autobiographie, Drama, Lacan

Abstract

This text Alexandre Dal Farra, the author of Conversas com meu pai, based on autobiographic material from Janaina Leite, seeks to understand the paths taken by the process of creation of this spectacle, which enabled him to find a place there while an artist – not reducing to a kind of labor technique. Starting from some concepts of Jacques Lacan, the author seeks to understand the way in which his gaze upon the material was constitutive of the work.

Downloads

Download data is not yet available.

Author Biography

  • Alexandre Ferreira Dal Farra Martins, Universidade de São Paulo. Faculdade de Filosofia, Letras e Ciências Humanas. Departamento de Letras Modernas

    Mestre pelo Departamento de Letras Modernas da FFLCH – USP, na área de Literatura Alemã, Alexandre é dramaturgo, diretor, escritor e músico. Vencedor do 25o Prêmio Shell de melhor Autor, em 2012, pela peça Mateus, 10, que escreveu e dirigiu, lançou em 2013 o seu primeiro romance, Manual da Destruição, pela editora Hedra, considerado pelo escritor Ricardo Lísias "uma das melhores obras da literatura brasileira recente". Em 2014 Alexandre foi indicado para o prêmio APCA de melhor autor por Abnegação, espetáculo que também dirigiu, juntamente com Clayton Mariano. Escreveu ainda Conversas com meu pai (2014, apoio: Oficina Cultural Oswald de Andrade), que dirigiu em conjunto com Janaina Leite, além de Petróleo (2011, apoio: Proac), Helena pede perdão e é esbofeteada (2010 – apoio: Fomento ao Teatro; Prêmio Myriam Muniz), Novos Argonautas – Haut aus Gold (2009 – apoio: Fundo de Cultura Alemão; SESC-SP), Quem vem lá (2008 – apoio: SESC-SP) e A Rua é um Rio (2006 – apoio: Fomento ao Teatro). Em parceria com o Grupo XIX de Teatro, escreveu a peça Nada aconteceu, tudo acontece, tudo está acontecendo (2013 – apoios: Lei de Fomento ao Teatro, Proac), e, com Maria Tendlau e Paulo Barcellos, realizou a dramaturgia do espetáculo O que está aqui é o que sobrou, para o Coletivo Bruto (2012 – apoio: Lei de Fomento). Formado em Composição Erudita pela Faculdade Santa Marcelina, trabalhou como diretor musical em diversos grupos de Teatro de São Paulo, como o Teatro de Narradores (Arturo Ui; Fragmento Macário), Coletivo Bruto (Guerra Cega Simplex) e Segunda Trupe de Choque (Coriolanos).

             Alexandre é Mestre na Escola Livre de Teatro, ministra aulas como formador convidado na SP Escola de Teatro, é Orientador no Projeto Ademar Guerra, além de conduzir o núcleo A Palavra e a Cena, desde 2013, juntamente com Cássio Pires.

References

- LACAN, J. – O seminário – Livro 11. Os quatro conceitos fundamentais da psicanálise. Rio de Janeiro, Jorge Zahar editor, 1985.

Published

2014-12-20

Issue

Section

DOSSIÊ ESPETÁCULO

How to Cite

Dal Farra Martins, A. F. (2014). In third person: on the process of writing the autobiography of another. Sala Preta, 14(2), 164-170. https://doi.org/10.11606/issn.2238-3867.v14i2p164-170