Three attempts do say the unspeakable: the experience of creating in Talks with my father
DOI:
https://doi.org/10.11606/issn.2238-3867.v14i2p153-163Keywords:
Process, Autobiography, Memory, Theatres of the real.Abstract
From the experience of creating the work Talks with my father and its narrative structure, this text presents some reflections of Janaina Leite, project performer and author, about the concepts of work in process, self-representation, memory and testimonial.Downloads
References
BERNARDET, Jean-Claude. O processo como obra. Folha de S. Paulo, São Paulo. Mais, 13 de julho, 2003. http://www1.folha.uol.com.br/fsp/mais/fs1307200307.htm
BULHÕES-CARVALHO, Ana Maria; CARREIRA, André. Entre mostrar e vivenciar: cenas do teatro do real. Revista Sala Preta, São Paulo (ECA-USP), v.13 pp. 33-44.
CARREIRA, André. A Intimidade e a Busca de Encontros Reais no Teatro. R.bras.est.pres., Porto Alegre, v.1, n.2, jul./dez., 2011. pp. 331-345. Disponível em http://www.seer.ufrgs.br/presenca
COHEN, Renato. Work in progress na cena contemporânea: criação, encenação e recepção. São Paulo: Perspectiva, 2006.
CORNAGO, Óscar. Atuar de verdade. A confissão como estratégia cênica. Urdimento, n. 13, Setembro, 2009.
FABIÃO, Eleonora. Programa performativo: o corpo em experiência. Revista do Lume. Núcleo interdisciplinar de pesquisas teatrais. Unicamp. N. 04. Dez. 2013. http://www.cocen.rei.unicamp.br/revistadigital/index.php/lume/article/view/276/256
FOSTER, Hal. The Return of the Real. Londres: MIT Press, 1996.
LEJEUNE, Philippe. Le pacte autobiografique. Paris: Seuil, 1996.
RICOEUR, Paul. A memória, a história, o esquecimento. Campinas, SP: Editora da Unicamp, 2007.
. Soi-même comme un autre. Editions du Seuil, 1990. p.34-35
SAFATLE, Vladmir. Lacan/Vladmir Safatle. 2a ed. - São paulo: Publifolha, 2009. - (Folha Explica
Downloads
Published
Issue
Section
License
Os leitores são livres para compartilhar, copiar e redistribuir os textos publicados na Sala Preta, sem fins comerciais e em qualquer suporte ou formato, desde que sejam dados os créditos apropriados ao(s) autor(es) e à Revista. Podem também adaptar, remixar, transformar e criar a partir deste material, desde que distribuam o material derivado sob a mesma licença do original – e mantenham a menção explícita ao(s) autores e à Revista Sala Preta.
Ao submeter um artigo à Sala Preta e tê-lo aprovado para publicação os autores concordam com os termos da Licença Creative Commons Atribuição-NãoComercial-CompartilhaIgual 4.0 Internacional.