The expanded field: art as a philosophical act
DOI:
https://doi.org/10.11606/issn.2238-3867.v14i2p12-21Keywords:
Expanded field, Performance, Joseph Beuys, Tunga, Philosophical actAbstract
The text reflects about the importance of the articulation between the thought and the action in some performances. It discusses the concept of “expanded field” (Rosalind Krauss) and “social sculpture” (Joseph Beuys). From this point, it explores certain tensions between conceptions of art and philosophy, considering art as producer of a “wild thought” in the contemporary culture.Downloads
References
BELTING, Hans – O Fim da História: uma revisão dez anos depois – São Paulo, Cosac&Naif, 2012.
BEUYS, Joseph – Cada Homem um Artista – Porto, editora 7 Nós, 2011.
BONFITTO, Matteo – Entre o Ator e o Performer – São Paulo, Perspectiva, 2013.
DANTO, Arthur C. – O Descredenciamento Filosófico da Arte – São Paulo/ Belo Horizonte, Autêntica, 2014.
DIEGUES, Ileana – “Um teatro sem teatro: a teatralidade como campo expandido” – em Revista Sala Preta – v.14i – São Paulo, ECA-USP, 2014.
FABIÃO, Eleonora – “Performance e Teatro: poéticas e políticas da cena contemporânea” – em Revista Sala Preta n.8, São Paulo, ECA-USP, 2008.
HADOT, Pierre – Ejercicios Espirituales y Filosofia Antiga – Madrid, Ed. Siruela, 2006.
HUYSSEN, Andreas – “Mapeando o pós-moderno” em Pós-modernismo e Política (org) HOLANDA, Heloisa Buarque de – Rio de Janeiro, Rocco, 1992.
KRAUSS, Rosalind – “Sculpture in the Expanded Field” in October 8, New York, (spring) 1979.
QUILICI, Cassiano Sydow – “Ética e cuidado de si” – em LOPARICK, Zeljko (org) - Winnicott e a Ética do Cuidado – São Paulo, DWW Editorial, 2013.
. “Askhesis: para uma genealogia da noção de exercício”, em TAVARES, Eneias; BIANCALANA, Gisela Reis; MAGNO, Mariane (orgs) – Discursos do Corpo na Arte – Santa Maria, Ed. UFSM- 2014.
RAMOS, Luiz Fernando – “Mímesis Espetacular: a margem de invenção possível” – tese de livre docência, defendida na ECA-USP, 2012.
SCHENBERG, Mario – “Concretismo e Neo-Concretismo”, 1977. Publicado no site do Centro Mario Schenberg da ECA-USP. www.eca.usp.br/nucleos/cms/
Downloads
Published
Issue
Section
License
Os leitores são livres para compartilhar, copiar e redistribuir os textos publicados na Sala Preta, sem fins comerciais e em qualquer suporte ou formato, desde que sejam dados os créditos apropriados ao(s) autor(es) e à Revista. Podem também adaptar, remixar, transformar e criar a partir deste material, desde que distribuam o material derivado sob a mesma licença do original – e mantenham a menção explícita ao(s) autores e à Revista Sala Preta.
Ao submeter um artigo à Sala Preta e tê-lo aprovado para publicação os autores concordam com os termos da Licença Creative Commons Atribuição-NãoComercial-CompartilhaIgual 4.0 Internacional.