“Eu Quis Comer Você”
rock star fantasy in a children’s TV show
DOI:
https://doi.org/10.11606/issn.2316-7114.sig.2020.147591Palabras clave:
performance, televisão infantil, memóriaResumen
from the presence of a “gaúcho rocker” on a children's television program, we propose to discuss theoretical and methodological possibilities of the Performance Studies in the analysis of television products. The notions of screenplay and performance frame (Taylor, 2013) are subsidies to treat the encounter between the band Os Cascavelletes and the presenter Angelica in the Clube da Criança show in TV Manchete, as the performance towards the strangeness of the figure of the young, urban and gaúcho rocker, in Brazil’s media context of the 1980s. Carnivalization and fantasy integrate guiding principles of the theatricality of this meeting that was marked in the memory of members of the rock music scene of Porto Alegre.
Descargas
Referencias
ALEXANDRE, R. Dias de luta: o rock e o Brasil dos anos 1980. São Paulo: DBA. 2002.
ALONSO, G. “A MPBzação do Rock Mainstream no Brasil”. In: AMARAL, A. et al. Mapeando cenas da música pop: cidades, mediações e arquivos. João Pessoa: Marca de Fantasia, 2017. v. 1, p. 85-116.
AMARAL, A.; AMARAL, J. P. “‘S2, S2’: Afetividade, identidade e mobilização nas estratégias de engajamento dos fãs através das mídias sociais pelo Happy Rock gaúcho”. In: HERSCHMANN, M. (org.). Nas bordas e fora do mainstream musical: novas tendências da música independente no início do século XXI. São Paulo: Estação das Letras e Cores, 2011. p. 307-324.
BAKHTIN, M. A cultura popular na idade média e no renascimento. São Paulo: Hucitec, 1993.
BARTHES, R. Mitologias. 12. ed. Rio de Janeiro: Bertrand Brasil, 2003.
CAPANEMA, R. “Os 30 momentos mais inadequados da história da TV infantil brasileira”. BuzzFeed, New York, 31 jul. 2014. Disponível em: https://bzfd.it/2JcQWWl. Acesso em: 5 jul. 2019.
DAPIEVE, A. BRock: o rock brasileiro dos anos 80. São Paulo: Editora 34, 1995.
DERRIDA, J. Mal de arquivo: uma impressão freudiana. Rio de Janeiro: Remule Dumará, 2001.
FISCHER, L. A. Dicionário de porto-alegrês. Porto Alegre: Arte e Ofícios, 1999.
GOFFMAN, E. A representação do eu na vida cotidiana. Petrópolis: Vozes, 2009.
GUMBRECHT, H. Produção de presença: o que o sentido não consegue transmitir. Rio de Janeiro: Contraponto: Ed. PUC-Rio, 2010.
HOLANDA, S. B. de. Raízes do Brasil. 3. ed. São Paulo: Companhia das Letras, 1997.
JESUS, I. F.; BERNARTT, M. L. “Pato Branco, ‘daí’: uma proposta de análise da expressão pronunciada por pato-branquenses”. In: SEMINÁRIO NACIONAL INTERDISCIPLINAR EM EXPERIÊNCIAS EDUCATIVAS, 5., 2015, Cascavel. Anais […]. Cascavel: Unioeste, 2015. p. 589-598. Disponível em: https://bit.ly/2S6NM9y. Acesso em: 7 fev. 2018.
LESSA, B. Nativismo: um fenômeno social gaúcho. 2. ed. Porto Alegre: Secretaria Municipal da Cultura, 2008.
LESSA, B. Rio Grande do Sul, prazer em conhecê-lo: como surgiu o Rio Grande do Sul. 4. ed. Porto Alegre: AGE, 2002.
MIDANI, A. Música, ídolos e poder: do vinil ao download. Rio de Janeiro: Nova Fronteira, 2008.
ROACH, J. Cities of the dead: circum-atlantic performance. New York: Columbia University Press, 1996.
TAYLOR, D. O arquivo e o repertório: performance e memória cultural na América Latina. Belo Horizonte: Ed. UFMG, 2013.
Referências audiovisuais
OS CASCAVELLETES “Eu Quis Comer Você” (Original, 1989) !!!HD!!!. Rio de Janeiro: TV Manchete, 1989. 1 vídeo (2 min). Publicado pelo canal Dj Beto Mix HD Criciúma. Disponível em: https://youtu.be/a_YIgY7yaq4. Acesso em: 5 jul. 2019.
Descargas
Publicado
Número
Sección
Licencia
Derechos de autor 2020 Thiago Soares, Caroline Govari Nunes
Esta obra está bajo una licencia internacional Creative Commons Atribución-NoComercial 4.0.
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:- Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista para fins não comerciais.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.