O fogo de palha de 68
o ponto de vista da montagem em No intenso agora
DOI:
https://doi.org/10.11606/issn.2316-7114.sig.2020.156119Palabras clave:
cinema e política, maio de 1968, junho de 2013, No intenso agoraResumen
O ensaio busca analisar o filme No intenso agora (2017), de João Moreira Salles, interrogando o sentido da revisitação de Maio de 1968. Busca também compreender as relações entre o ponto de vista construído pelo filme brasileiro, a partir de cenas de outros filmes, e os protestos de junho de 2013.
Descargas
Referencias
ARANTES, P. E. “L'autre sens. Une théorie critique à la périphérie du capitalisme”. [Entrevista cedida a] Fred Lyra. Variations, Paris, v. 22, 2019. Disponível em: https://bit.ly/30vkLqR. Acesso em: 4 fev. 2019.
BENJAMIN, W. “O caráter destrutivo”. In: BENJAMIN, W. Documentos de cultura documentos de barbárie. São Paulo: Cultrix: Edusp, 1986. p. 187-188.
BENJAMIN, W. “O autor como produtor”. In: BENJAMIN, W. Estética e sociologia da arte. São Paulo: Autêntica, 2017. p. 79-105.
BLOOMBERG. “Bloomberg billionaires index”. Bloomberg, New York, 14 mar. 2014.
CANDIDO, A. “Perversão da Aufklärung”. In: DANTAS, V. (org.). Textos de intervenção. São Paulo: Duas Cidades: Editora 34, 2002. p. 320-327.
JAMESON, F. “Pleasure: a political issue”. In: JAMESON, F. Formations of pleasure. London: Routledge; Boston: Kegan Paul, 1983. p. 1-14.
LAVAL, C.; DARDOT, P. La nouvelle raison du monde: essai sur la société néolibérale. Paris: La Découverte, 2009.
PAULANI, L. “Individualismo, neoliberalismo e pós-modernismo”. In: PAULANI, L. Modernidade e discurso econômico. São Paulo: Boitempo, 2005. p. 115-140.
SALLES, J. M. ‘“O apego ao movimento de 1968 é desmesurado e conservador’”. [Entrevista cedida a] Flávia Marreiro. El País, Madrid, 1 abr. 2017a. Disponível em: https://bit.ly/2LX05Ev. Acesso em: 4 fev. 2019.
SALLES, J. M. “Entrevista”. [Entrevista cedida a] Paulo Henrique Silva. Central de notícias, [S. l.], 15 nov. 2017b.
ZACARIAS, G. F. “No intenso outrora”. Le Monde Diplomatique – Brasil, São Paulo, 13 mar. 2018. Disponível em: https://bit.ly/2XHluDF. Acesso em: 27 fev. 2019.
Referências audiovisuais
À BIENTÔT, j’espère (Até logo, eu espero). Chris Marker e Mario Marret, França, 1967.
GRANDS soirs et petits matins (Noites longas e manhãs breves). William Klein, França, 1978.
LA CHARNIÈRE (A dobradiça). Groupe Medvedkine, França, 1968.
LE CINÉMA de Mai 1968 (O cinema de maio de 68). Filmes coletivos, França, 2008.
NO INTENSO agora. João Moreira Salles, Brasil, 2017.
NOTÍCIAS de uma guerra particular. João Moreira Salles e Kátia Lund, Brasil, 1999.
NOUVELLE société I, II, III (Sociedade nova I, II, III). Groupe Medvedkine, França, 1968.
QUANTO vale ou é por quilo? Sérgio Bianchi, Brasil, 2005.
PUIS qu’on vous dit que c’est possible (Porque é possível). Groupe Medvedkine, França, 1973.
Descargas
Publicado
Número
Sección
Licencia
Derechos de autor 2020 Ana Paula Sá e Souza Pacheco
Esta obra está bajo una licencia internacional Creative Commons Atribución-NoComercial 4.0.
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:- Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista para fins não comerciais.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.