As cores do som: estruturas sonoras e concepção estética na música afro-brasileira

Autores/as

  • Tiago Oliveira Pinto Universidade de São Paulo / Faculdade de Filosofia, Letras e Ciências Humanas

DOI:

https://doi.org/10.11606/issn.2526-303X.v0i22-23p87-109

Palabras clave:

música africana, música afro-brasileira, análise musical, Antropologia da Música, Etnomusicologia, estruturas sonoras, estética.

Resumen

Com este ensaio propõe-se uma sistematização de estruturas musicais afro-brasileiras com base em estudos feitos no campo da musicologia africana e brasileira. As musicalidades afro-brasileiras são percebidas de forma específica nesta abordagem, pois mesmo não se tratando de música africana, são orientadas por princípios musicais africanos, ao mesmo tempo que também enveredam por caminhos próprios, principalmente com relação às suas concepções estéticas.

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Biografía del autor/a

  • Tiago Oliveira Pinto, Universidade de São Paulo / Faculdade de Filosofia, Letras e Ciências Humanas
    Departamento de Antropologia da FFLCH-USP.

Publicado

2004-12-09

Número

Sección

Artigos

Cómo citar

As cores do som: estruturas sonoras e concepção estética na música afro-brasileira. África, [S. l.], n. 22-23, p. 87–109, 2004. DOI: 10.11606/issn.2526-303X.v0i22-23p87-109. Disponível em: https://www.journals.usp.br/africa/article/view/74580.. Acesso em: 20 may. 2024.