TV Cronópios: experiência de programa de entrevista multimídia na web

Autores

  • Egle Müller Spinelli Universidade Anhembi Morumbi

Palavras-chave:

Mídia Digital, Multimídia, Cronópios

Resumo

Este ensaio pretende discutir a aplicação de linguagens hipermidiáticas na internet, com o intuito de demonstrar as possibilidades de construções de conteúdos informativos em meios alternativos comunicacionais densevolvidos em plataformas digitais. Como ferramenta de análise será utilizado o portal de literatura e artes Cronópios (www.cronopios.com.br), que é composto na sua arquitetura por diversos outros sites que exploram os recursos multimídias na produção de formatos diferenciados: o Cronopinhos (site de literatura para o público infantil), o Cronópios Podcasts (produção em arquivos de áudio), a Revista Mnemozine (revista eletrônica que agrega diferentes linguagens – texto, foto, vídeo, animação), o Cronópios Pocket Books (e-books) e a TV Cronópios (produção de vídeo e narrativas multimídias). O foco deste estudo é o site da TV Cronópios (www.tvcronopios.com.br) que veicula o programa Bitniks, um espaço multimídia na internet que apresenta uma estrutura pouco explorada pelos veículos de comunicação online no Brasil, denominada de web-entrevista. O Bitniks tem como produção principal o formato de entrevista de programas da TV convencional, porém apresenta uma preocupação em estruturar uma linguagem específica para web ao contextualizar determinado entrevistado de uma maneira mais aprofundada, por meio de um levantamento de material biográfico e crítico, depoimentos em vídeo de pessoas que de certa forma estão ligadas ao convidado, foto-biografia e textos utilizados para ampliar o conteúdo inicialmente captado no momento da entrevista. Todo este conteúdo é formulado com o intuito de conservar a memória cultural e também servir como um banco de dados que possibilita a pesquisa de informações.

Downloads

Os dados de download ainda não estão disponíveis.

Biografia do Autor

  • Egle Müller Spinelli, Universidade Anhembi Morumbi
    Mestre pelo Depto de Multimeios/UNICAMP e doutora em Comunicação e Estética do Audiovisual pela ECA/USP. Atualmente é docente da Universidade Anhembi Morumbi no curso de Jornalismo, na área de Produção de Programas de TV e documentários. Pesquisa o emprego da forma e dos conteúdos informativos audiovisuais nas mídias tradicionais e digitais, a partir da exploração e da experimentação prática e teórica das novas possibilidades do suporte digital na criação de linguagens jornalísticas, tanto na TV como na Internet. Este trabalho está ligado ao Grupo de Estudos em Jornalismo Contemporâneo e ALTERJOR – Jornalismo Popular e Alternativo.

Downloads

Publicado

2012-09-06

Como Citar

TV Cronópios: experiência de programa de entrevista multimídia na web. (2012). Revista Alterjor, 1, 1-13. https://www.journals.usp.br/alterjor/article/view/88179