Observação participante do processo de ensaio: considerações práticas e dilemas éticos
DOI:
https://doi.org/10.11606/issn.2238-3999.v7i2p10-26Palavras-chave:
Estudos da performance, estudos de ensaio, observação participante, teatro colaborativo, etnografia.Resumo
Observação e análise do processo de ensaio praticado na Universidade de Sydney. Comparação com a genética do teatro. Relato histórico do desenvolvimento do modelo de Sydney, baseado na colaboração com artistas de teatro profissionais. Objetivos da pesquisa: reforçar a apreciação da mise-en-scène, insights sobre os processos de criatividade do grupo. Conceitos e abordagens metodológicas emprestadas da etnografia e aplicadas ao estudo do ensaio: campo e trabalho de campo, observação participante/não participante, sociabilidade do grupo, insiders e outsiders, prestar atenção às palavras usadas, descrição densa. O artigo conclui com observações relativas à agência criativa na prática de ensaio e a natureza da criatividade do grupo.
Downloads
Referências
ATKINSON, P. Performance and rehearsal: the ethnographer at the opera. In: SEAL, C.; GOBO, G.; GUBBIUM, J.; SILVERMAN, D. (ed.). Qualitative research practice. London: Sage Publications, 2004. p. 94-106.
CLIFFORD, J. Introduction: partial truths. In: CLIFFORD, J.; MARCUS, G. (ed.). Writing culture: the poetics and politics of ethnography. Berkeley; London: University of California Press, 1986. p. 1-26.
______. The predicament of culture: twentieth century ethnography, literature and art. Cambridge: Harvard University Press, 1988.
CRAMPHORN, R. Professional Stocktaking Document. 1985. In: MAXWELL, I. (ed.). A raffish experiment: the selected writings of Rex Cramphorn. Sydney: Currency Press, 2009. p. 291.
GEERTZ, C. Thick description: toward an interpretive theory of culture. In: ______. The interpretation of cultures. New York: Basic Books, 1973. p. 3-30.
GOFFMAN, E. Frame analysis: an essay on the organisation of experience. Boston: Northeastern University Press, 1986.
KNOWLES, R. Reading the material theatre. Cambridge: Cambridge University Press, 2004.
MARSHALL, N. The producer and the play. London: Macdonald, 1957.
MCAULEY, G. Space in performance: making meaning in the theatre. Ann Arbor: University of Michigan Press, 1999.
MEAD, M. The art and technology of fieldwork. In: NAROLL, R.; COHEN, R. (ed.). A handbook of method in cultural anthropology. New York; London: Columbia University Press, 1973. p. 246-65.
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2018 Revista Aspas
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.
O autor se compromete a sempre que publicar material referente ao artigo publicado na Revista aSPAs mencionar a referida publicação da seguinte forma:
"Este artigo foi publicado originalmente pela Revista aSPAs em seu volume (inserir o volume), número (inserir o número) no ano de (inserir o ano) e pode ser acessado em: http://revistas.usp.br/aspas "