Ventos do Norte: notas sobre as vanguardas artísticas de Manaus (1950-1970)

Autores

  • Howardinne Queiroz Leão Universidade de São Paulo. Escola de Comunicações e Artes. Programa de Pós-Graduação em Artes Cênicas.

DOI:

https://doi.org/10.11606/issn.2238-3999.v11i1p48-62

Palavras-chave:

teatro amazonense, teatro moderno, teatro universitário, modernismo amazonense

Resumo

O presente artigo fez parte da dissertação de mestrado, defendida em 2020, cujo foco esteve nas práticas teatrais do Amazonas. Nesta seção, busca-se evidenciar e sintetizar o movimento artístico de vanguarda da cidade de Manaus pelas linguagens artísticas que foram fundamentais na dinâmica de absorção das discussões vigentes da esquerda brasileira, entre as décadas de 1950 e 1970. O diálogo teórico perpassa autores da intelligentsia artística do período com estudiosos do teatro como João Roberto Faria e Marcelo Ridenti, aliado a pensadores do teatro nortista como Márcio Souza, Selda Vale e Ediney Azancoth. Esperamos que o leitor identifique os percursos produzidos pelos movimentos aqui discutidos para finalmente compreender os processos de transição que levaram Manaus a produzir um teatro moderno, do ponto de vista desses fenômenos.

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Biografia do Autor

  • Howardinne Queiroz Leão, Universidade de São Paulo. Escola de Comunicações e Artes. Programa de Pós-Graduação em Artes Cênicas.

    Mestra em Artes Cênicas pela Universidade de São Paulo. Área de concentração: História e Teoria das Artes Cênicas no Brasil. Orientadora: Elizabeth Azevedo. Mestrado concluído com bolsa CAPES PROEX. É atriz, pesquisadora e idealizadora do projeto Teatro na Rede, disponível nas plataformas digitais.

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Publicado

2021-06-30

Como Citar

Ventos do Norte: notas sobre as vanguardas artísticas de Manaus (1950-1970). (2021). Revista Aspas, 11(1), 48-62. https://doi.org/10.11606/issn.2238-3999.v11i1p48-62