Ventos do Norte: notas sobre as vanguardas artísticas de Manaus (1950-1970)
DOI:
https://doi.org/10.11606/issn.2238-3999.v11i1p48-62Palavras-chave:
teatro amazonense, teatro moderno, teatro universitário, modernismo amazonenseResumo
O presente artigo fez parte da dissertação de mestrado, defendida em 2020, cujo foco esteve nas práticas teatrais do Amazonas. Nesta seção, busca-se evidenciar e sintetizar o movimento artístico de vanguarda da cidade de Manaus pelas linguagens artísticas que foram fundamentais na dinâmica de absorção das discussões vigentes da esquerda brasileira, entre as décadas de 1950 e 1970. O diálogo teórico perpassa autores da intelligentsia artística do período com estudiosos do teatro como João Roberto Faria e Marcelo Ridenti, aliado a pensadores do teatro nortista como Márcio Souza, Selda Vale e Ediney Azancoth. Esperamos que o leitor identifique os percursos produzidos pelos movimentos aqui discutidos para finalmente compreender os processos de transição que levaram Manaus a produzir um teatro moderno, do ponto de vista desses fenômenos.
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