João Redondo Theater at Rio Grande do Norte: transmitting knowledge and practice through the internet

Authors

  • Zildate Ramos de Macêdo Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Norte (IFRN).

DOI:

https://doi.org/10.11606/issn.2238-3999.v12i2p39-50

Keywords:

Popular culture, Technology, Transformation

Abstract

This article, derived from a doctoral research, presents the João Redondo Theater of Rio Grande do Norte and reflects on how it is transmitted and constructed in the face of new technologies, especially the internet. Participant observation and data analysis based on scholars of popular culture and internet, such as Bosi, Hine, Zumthor, Hall and Johnson inform the methodological framework.

Downloads

Download data is not yet available.

Author Biography

  • Zildate Ramos de Macêdo, Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Norte (IFRN).

    Doutora em Antropologia Social pela Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN), sob orientação do PhD Luiz Assunção. Área de estudo: Memória, Identidade e Cultura Popular. Pesquisadora do Teatro de João Redondo do RN, com ênfase nos processos de construção e de transformação da prática e do saber. Professora de Artes Visuais do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Norte (IFRN). Bonequeira do grupo de teatro de bonecos Os Galantes. Autora do livro Show de Mamulengos de Heraldo Lins: construções e transformações de um espetáculo da cultura popular (2015).

References

ALCURE, Adriana Schneider. Mamulengos dos mestres Zé Lopes e Zé de Vina: etnografia e estudo de personagens. 2001. Dissertação (Mestrado em Teatro) – Programa de Pós-Graduação em Teatro do Centro de Letras e Artes da Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro, Rio de Janeiro, 2001.

ALCURE, Adriana Schneider. A Zona da Mata é rica de cana e brincadeira: uma etnografia do mamulengo. 2007. Tese (Doutorado) – Universidade Federal do Rio de Janeiro, 2007.

BOSI, Alfredo. Cultura como Tradição. In: BORNHEIM, Gerd et al. Cultura brasileira: tradição/contradição. Rio de Janeiro: Jorge Zahar; Funarte, 1987. p. 31-58.

BURGES, Jean; GREEN, Joshua. Youtube e a revolução digital: como o maior fenômeno da cultura participativa transformou a mídia e a sociedade. São Paulo: Aleph, 2009.

CARRICO, André. Mas será o Benedito? Mudança e permanência no boneco popular. Móin-Móin: revista de estudos sobre teatro de formas animadas. Jaraguá do Sul, ano 12, v. 15, jun. 2016.

FILHO, Hermilo Borba. Fisionomia e espírito do mamulengo. São Paulo: Companhia Editora Nacional, 1966.

HALL, Stuart. Da diáspora: identidades e mediações culturais. Belo Horizonte: Editora UFMG, 2003.

HALL, Stuart. A identidade cultural na pós-modernidade. Rio de Janeiro: DP&A, 2002.

HINE, Christine. Etnografia virtual. 3. ed. Barcelona: Editorial UOC, 2004. (Coleción Nuevas Tecnologias y Sociedad.)

JOHNSON, Steven. Cultura da Interface: como o computador transforma nossa maneira de criar e comunicar. Rio de Janeiro: Jorge Zahar, 2001.

MACÊDO, Zildalte Ramos de. “Show de Mamulengos” de Heraldo Lins: construções e transformações de um espetáculo na cultura popular. Natal: Editora IFRN, 2015.

REGISTRO do Teatro de Bonecos Popular do Nordeste: Mamulengo, Cassimiro Coco, Babau e João Redondo. Dossiê Interpretativo. Brasília, DF: MinC; IPHAN; UnB; ABTB, 2014.

SANTAELLA, Lúcia. A ecologia pluralista da comunicação: conectividade, mobilidade, ubiquidade. São Paulo: Paulus, 2003.

ZUMTHOR, Paul. Introdução à poesia oral. Belo Horizonte: Editora UFMG, 2010.

Published

2022-12-30

How to Cite

João Redondo Theater at Rio Grande do Norte: transmitting knowledge and practice through the internet. (2022). Revista Aspas, 12(2), 39-50. https://doi.org/10.11606/issn.2238-3999.v12i2p39-50