Eficiência de ferramentas de motivação e do uso de mídia social no controle da obesidade canina
DOI:
https://doi.org/10.11606/issn.1678-4456.bjvras.2019.150269Palavras-chave:
Assistência, Estratégias, EmagrecimentoResumo
A crescente casuística de cães obesos na clínica de cães tem sido um alerta aos médicos veterinários sobre a necessidade do desenvolvimento de novas ferramentas para a abordagem do paciente obeso, com o intuito de alcançar resultados satisfatórios em programas de redução de peso. Nesse estudo, foram selecionados 18 cães obesos ou acima do peso ideal, sem indícios de distúrbios endócrinos. Esses animais foram divididos aleatoriamente em dois grupos de nove animais. Em um dos grupos foram utilizadas ferramentas estratégicas para modificação comportamental e ambiental para seus tutores e esse grupo foi assistido diariamente por comunicação em aplicativo digital de mensagens instantâneas (WhatsApp(R)). No outro grupo, essas ferramentas não foram utilizadas e os animais foram acompanhados somente na consulta mensal. A variável analisada foi o percentual de perda de peso de cada animal em um mês de aplicação do
método. Os animais do grupo assistido diariamente apresentaram média de perda de peso de 5,17%, enquanto que os animais do grupo não assistido apresentaram média de 3,31%. Pelos resultados é possível afirmar que os animais do grupo assistido perderam aproximadamente 1,6 vezes a mais de peso que os animais não assistidos. Embora os resultados sejam motivadores, não houve diferença estatística com grau de significância de 0,05, isso provavelmente se deve ao número amostral de dezoito animais ser muito pequeno.
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