Antropologia versus etnografia

Autores/as

  • Tim Ingold
  • Rafael Antunes Almeida Universidade da Integração Internacional da Lusofonia Afro-Brasileira

DOI:

https://doi.org/10.11606/issn.2316-9133.v26i1p222-228

Palabras clave:

Etnografia, Antropologia, Participação, Observação, Método, Educação, Filosofia, Arte, Universidade

Resumen

A etnografia busca descrever a vida tal como é vivida e experimentada por um povo, em um lugar específico e em um tempo determinado. A antropologia, em contraste, é uma investigação sobre as condições e possibilidades da vida humana no mundo. A antropologia e a etnografia têm muito a contribuir entre si, mas os seus fins e objetivos são diferentes. A etnografia é um fim em si mesmo e não um meio para fins antropológicos. Ademais, a observação participante é um modo antropológico de trabalhar, não um método para coletar dados etnográficos. Estudar antropologia é estudar com as pessoas, não fazer estudos sobre elas; este estudo não é tanto etnográfico como é educativo. Uma educação antropológica nos mune dos meios intelectuais de especular sobre as condições da vida humana neste mundo, sem termos de fingir que os nossos argumentos são destilações da sabedoria prática daqueles entre quem trabalhamos. Nosso trabalho consiste em corresponder com eles, mas não falar por eles. É apenas reconhecendo a natureza especulativa da investigação antropológica que nós e eles poderemos ter as nossas vozes ouvidas e poderemos engajar devidamente com outras disciplinas. Só então estaremos em condições de capitanear a criação das universidades do futuro. 

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Biografía del autor/a

  • Rafael Antunes Almeida, Universidade da Integração Internacional da Lusofonia Afro-Brasileira

    Graduação em Ciências Sociais - UFMG

    Mestrado em Sociologia - UFMG

    Doutorado em Antropologia - UNB 

    Professor Adjunto - Antropologia - UNILAB

Publicado

2018-06-19

Número

Sección

Traduções

Cómo citar

Ingold, T., & Almeida, R. A. (2018). Antropologia versus etnografia. Cadernos De Campo (São Paulo, 1991), 26(1), 222-228. https://doi.org/10.11606/issn.2316-9133.v26i1p222-228