A critical reading of community studies in Brazil: a presentation to ‘Persistence and Change’, by Gioconda Mussolini

Authors

  • Andrea Ciacchi Universidade Federal da Paraíba

DOI:

https://doi.org/10.11606/issn.2316-9133.v18i18p281-285

Abstract

Gioconda Mussolini nasceu em São Paulo,
no Bom Retiro, em 1913, filha de um imigrante
italiano que havia chegado ao porto de Santos
em 1888. Terceira de sete irmãs, ela foi a única
que permaneceu solteira e teve acesso à educa-
ção superior. Concluída a escola normal (1932)
e após dois anos de estudos de aperfeiçoamento
no Instituto de Educação, que acabara de ser
criado por Fernando de Azevedo, em 1935 Gio-
conda foi admitida, como professora primária
comissionada, no curso de Ciências Sociais da
recém criada Faculdade de Filosofia, Ciências e
Letras da Universidade de São Paulo - FFCL.
Lá, foi aluna dos mestres da “Missão Francesa”
(Lévi-Strauss, Braudel, Arbousse Bastide, Mon-
beig, Magüé) e colega de Gilda de Mello e Souza
(então Moraes Rocha), Mário Wagner Vieira da
Cunha, Ruy Coelho, Décio de Almeida Prado e
Egon Schaden, entre outros.

Downloads

Download data is not yet available.

Author Biography

  • Andrea Ciacchi, Universidade Federal da Paraíba
    Professor do Departamento de Ciências Sociais/UFPB
    Doutor em Estudos Ibéricos/ Universidade de Bologna

Published

2009-03-30

Issue

Section

Special Section

How to Cite

Ciacchi, A. (2009). A critical reading of community studies in Brazil: a presentation to ‘Persistence and Change’, by Gioconda Mussolini. Cadernos De Campo (São Paulo, 1991), 18(18), 281-285. https://doi.org/10.11606/issn.2316-9133.v18i18p281-285