Edward Tylor e a extraordinária evolução religiosa da humanidade
DOI:
https://doi.org/10.11606/issn.2316-9133.v19i19p297-308Palabras clave:
Animismo, Edward Tylor, Evolucionismo, ReligiãoResumen
Contrariamente a certas ideias fei-tas sobre a Antropologia vitoriana, o presente ar-
tigo procura demonstrar que Edward Tylor não
procurou acentuar as diferenças entre nós e os sel-
vagens, mas, pelo contrário, demonstrar a comu-
nhão profunda entre as religiões de uns e outros.
A humanidade dita civilizada não vivia num está-
dio de ciência, mas num mundo impregnado de
animismo, de caóticas contradições entre as cren-
ças adaptadas pela erudição teológica, as meras
sobrevivências sem sentido e os ressurgimentos de
fenómenos espiritistas que se julgavam há muito
desaparecidos. Mais do que um exemplo de evo-
lucionismo dogmático, sua obra Primitive Culture
é uma tentativa de responder à questão das repeti-
ções de conteúdo e das limitações flagrantes ou bá-
sicas do pensamento humano, em todos os tempos
e lugares, em matéria de imaginação de entidades
sobrenaturais. Questão demasiado ambiciosa ou
demasiado ingénua, foi abandonada pela Antropo-
logia do século XX e continua sem outra resposta.
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Publicado
2010-03-30
Número
Sección
Especial
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Estoy de acuerdo con esta declaración como una expresión absoluta de la verdad y confirmo el carácter inédito de la obra presentada. Asumo la plena responsabilidad del material presentado en mi nombre y en el de los eventuales coautores
Cómo citar
Rosa, F. D. (2010). Edward Tylor e a extraordinária evolução religiosa da humanidade. Cadernos De Campo (São Paulo, 1991), 19(19), 297-308. https://doi.org/10.11606/issn.2316-9133.v19i19p297-308