Imagens perigosas: a possessão e a gênese do cinema de Jean Rouch
DOI:
https://doi.org/10.11606/issn.2316-9133.v13i13p115-124Palabras clave:
Jean Rouch, filme etnográfico, ritual, possessão.Resumen
Este artigo trata da gênese do cinemade Jean Rouch (1917-2004), dando foco ao filme
Les maîtres fous, de 1954. Com este, Rouch realiza a
transição do filme etnográfico em seus moldes “clás-
sicos” para um questionamento mais sofisticado so-
bre a linguagem. Ao filmar um ritual de possessão
na Costa do Ouro (hoje em dia, Gana), Rouch aca-
ba por promover uma reflexão sobre a relação entre
realidade e imaginário, que diz muito sobre outra
relação, aquela que se dá entre a práxis cinemato-
gráfica e a análise antropológica.
Descargas
Los datos de descarga aún no están disponibles.
Descargas
Publicado
2005-03-30
Número
Sección
Artigos e Ensaios
Licencia
Autorizo a Cadernos de Campo a publicar el trabajo de mi autoría/responsabilidad, así como me responsabilizo por el uso de imágenes, si se aceptada su publicación.
Estoy de acuerdo con esta declaración como una expresión absoluta de la verdad y confirmo el carácter inédito de la obra presentada. Asumo la plena responsabilidad del material presentado en mi nombre y en el de los eventuales coautores
Cómo citar
Sztutman, R. (2005). Imagens perigosas: a possessão e a gênese do cinema de Jean Rouch. Cadernos De Campo (São Paulo, 1991), 13(13), 115-124. https://doi.org/10.11606/issn.2316-9133.v13i13p115-124