Imagens perigosas: a possessão e a gênese do cinema de Jean Rouch

Autores/as

  • Renato Sztutman Universidade de São Paulo

DOI:

https://doi.org/10.11606/issn.2316-9133.v13i13p115-124

Palabras clave:

Jean Rouch, filme etnográfico, ritual, possessão.

Resumen

Este artigo trata da gênese do cinema
de Jean Rouch (1917-2004), dando foco ao filme
Les maîtres fous, de 1954. Com este, Rouch realiza a
transição do filme etnográfico em seus moldes “clás-
sicos” para um questionamento mais sofisticado so-
bre a linguagem. Ao filmar um ritual de possessão
na Costa do Ouro (hoje em dia, Gana), Rouch aca-
ba por promover uma reflexão sobre a relação entre
realidade e imaginário, que diz muito sobre outra
relação, aquela que se dá entre a práxis cinemato-
gráfica e a análise antropológica.

Descargas

Los datos de descarga aún no están disponibles.

Biografía del autor/a

  • Renato Sztutman, Universidade de São Paulo
    Doutorando em Antropologia Social pela
    FFLCH/USP e co-editor da revista Sexta-Feira:
    antropologia, artes e humanidades.

Publicado

2005-03-30

Número

Sección

Artigos e Ensaios

Cómo citar

Sztutman, R. (2005). Imagens perigosas: a possessão e a gênese do cinema de Jean Rouch. Cadernos De Campo (São Paulo, 1991), 13(13), 115-124. https://doi.org/10.11606/issn.2316-9133.v13i13p115-124