Deus e o Bope na terra do sol: culturalismos na história de um processo de mediação
DOI:
https://doi.org/10.11606/issn.2316-9133.v19i19p355-357Resumo
SILVA, Aramis Luis. Deus e o Bope na terra do sol: culturalismos na história de um processo de mediação. São Paulo: Humanitas, 2009. 270 pp.
A contracapa da obra – “ao ler Meruri como
ícone (e não como território cultural)” - apro-
xima-nos da análise antropológica que Deus e o
Bope na terra do sol propõe para uma multiplici-
dade de estratégias criadoras disso que conven-
cionamos denominar de contexto etnográfico.
Dizer que Meruri, “realidade” etnográfica ana-
lisada pelo autor, é um contexto em disputa
por agentes parece inquestionavelmente mais
interessante do que o tomar como localização
geográfica. Meruri fica localizado em Mato
Grosso, área conhecida como terras bororo,
onde se desenvolvem projetos de valorização da
cultura dessa população. Esse deslocamento de
Meruri do lugar de limite geográfico para o lu-
gar de artefato construído torna-se interessante
em uma linha de argumentação que interpreta
até a si mesma, ao contrário de supor-se expli-
cação verdadeira e acabada da realidade, como
construção situada objetivamente no mundo,
ou ainda, forma textual determinada. Forma -
“objetivação que nasce de um percurso em bus-
ca do ordenamento do real e da sistematização
de sentidos por meio da análise de agentes que,
não de outra forma, viajam pela história nesta
mesma meta” (Silva, 2009, p. 17) – atribuída
pelo autor ao grupo temático Índios, missioná-
rios e o problema da mediação cultural sob coor-
denação da também orientadora da dissertação
do mestrado, Profa. Dra. Paula Montero, que
originou a obra resenhada; aos entrelaçamentos
com os alunos de pós-graduação em missiolo-
gia da Faculdade Nossa Senhora de Assunção;
a pesquisa nas bibliotecas e arquivos salesianos
da cidade de São Paulo e de Campo Grande
e feita nos arquivos e bibliotecas públicas de
Cuiabá e também de Campo Grande.
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Autorizo a Cadernos de Campo - Revista dos Alunos de Pós-Graduação em Antropologia Social da Universidade de São Paulo (PPGAS-USP) a publicar o trabalho (Artigo, Ensaio, Resenha, Tradução, Entrevista, Arte ou Informe) de minha autoria/responsabilidade assim como me responsabilizo pelo uso das imagens, caso seja aceito para a publicação.
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